segunda-feira, 31 de maio de 2010

A repercussão do Bullying

Por Fernanda Santiago Valente


Parece que os programas de TV se reuniram esse mês para combaterem o Bullying. Ainda bem que estão acordando sobre o tema, pois a cada dia essa prática cresce e se torna ainda mais violenta. O Bullying sempre existiu, mas só ultimamente que pais e mestres estão dando conta da gravidade do problema.
Tive a oportunidade de assistir ontem na TV Brasil, o programa Caminhos da Escola, que propôs um desafio às escolas para promoverem campanhas sobre o Bullying. Confira o blog dos alunos do Colégio Itália, que está participando do programa, e mais, o Block Bullying, de outro grupo.
Também podemos conferir o blog da Daniela Vuoto, que já foi divulgado em várias mídias, explicando também o assunto, já que foi vítima desse terrível ato. Daniela passou por problemas psicológicos, chegando até a ser internada em hospital psiquiátrico. Então, o problema é muito sério e não podemos deixar de divulgar e orientar sobre o assunto. No meu blog, o artigo mais comentado é sobre o Bullying. Recebo e-mails continuamente de pessoas perguntando sobre o assunto, por isso, deixo aqui, mais alguns vídeos que tive a oportunidade de conferir essa semana


Existe um grupo de teatro da CIA ATORES DE MAR que está se apresentando o tema em várias escolas. Confira abaixo uma introdução


O Programa Altas Horas também conversou com a platéia sobre o Bullying no começo do mês. Um estudante da platéia deu o seu depoimento



O Programa Altas Horas está fazendo uma campanha sobre o bullying e nessa semana que passou, entrevistou uma mãe que contou a agressividade que sua filha sofreu.



É isso amigos, leitores, familiares e professores que acompanham o meu blog.

sábado, 29 de maio de 2010

A palavra

Por Fernanda Santiago Valente



Só uma palavra leva-me longe
Só uma palavra enche-me de idéias
E limpa as dores
Só uma palavra arranca todas as pedras
Muda todo o meu rumo
E mostra-me algo novo
Só uma palavra modifica o meu rosto
Só uma palavra traz-me esperanças e sonhos
Transforma a minha vida e tempera cada esforço
Só uma palavra abre os meus olhos
E faz com que eu enxergue o horizonte
Só uma palavra faz com que eu não esqueça de viver
Só uma palavra é forte o bastante
Para que eu suporte e jamais me canse
Só uma palavra enxuga as minhas lágrimas
E alimenta o meu ser
Só uma palavra, apenas uma palavra;
Reveste a minha coragem
E amansa a amargura
Só uma palavra faz-me buscar o impossível
E enxergar o que ninguém consegue ver
A palavra é para quem quer viver
A palavra é um sentimento; é o mais puro;
A palavra?
A palavra é o AMOR
Que está sobre todas as coisas

(EU TE AMO)

A partir de hoje, trarei dicas de presentes para o dia dos namorados. E hoje, os mocinhos de plantão podem ficar de olho na nova coleção de sapatos da DAKOTA. Sua amada vai amar...

Dakota para o Dia dos Namorados



Para as namoradas que primam por conforto, a Dakota sugere para presenteá-las o scarpin meia-pata. Desenvolvido em couro estampado, o calçado apresenta detalhe em metal e tem preço médio de R$ 119,00. Disponível nas cores bege, vermelho, preto entre outras, o scarpin pode ser encontrado em diversas lojas espalhadas por todo o território nacional.

http://www.dakota.com.br/

sexta-feira, 28 de maio de 2010

O tabagismo causa efeitos muito mais devastadores à saúde feminina

Por quê?
O cigarro é um grande vilão para a saúde da mulher. Tanto é verdade que neste ano, o tema da campanha da Organização Mundial de Saúde para o Dia Mundial sem Tabaco, em 31 de maio, será "Os sexos e o tabagismo: a promoção do cigarro destinada às mulheres”. O cigarro aumenta a taxa de infertilidade, causa alterações no ciclo menstrual, problemas durante a gravidez, doenças cardiovasculares e respiratórias. E tudo se complica quando entra em cena o anticoncepcional, pois quando esses dois elementos se juntam, os efeitos se potencializam enormemente.
De acordo com Denise Franco, mestre em endocrinologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o anticoncepcional, quando associado ao tabagismo, aumenta em dez vezes o risco de trombose, em 39 vezes o de doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio, e em 22 vezes o de acidente vascular cerebral (AVC) quando comparado a mulheres não fumantes. “Mulheres que fumam estão mais sujeitas a iniciar a menopausa antes dos 45 anos de idade, o que pode aumentar o risco de osteoporose e doenças cardíacas”, esclarece.
Normalmente, a mulher torna-se fumante na adolescência, ao mesmo tempo em que inicia sua vida sexual. Essa perigosa combinação faz parte da gênese e progressão de várias doenças que podem comprometer o aparelho reprodutor feminino como as vulvovaginites e o câncer de colo uterino – que é de duas a sete vezes mais prevalente entre fumantes.
“O cigarro pode acelerar o envelhecimento da pele e reduzir a expectativa de vida da mulher. Então, para buscar uma vida mais saudável é necessário parar de fumar e praticar exercícios físicos de forma rotineira, além de manter uma dieta equilibrada com frutas e verduras para enriquecer o cardápio”, recomenda a dra. Denise.
Porém, as doenças e mortes prematuras causadas pelo tabagismo podem começar a ser evitadas no momento em que se abandona o cigarro e se inicia uma terapia orientada pelo médico. A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que menos de 5% dos fumantes que tentam deixar o cigarro sem apoio médico se mantêm livres do fumo após o primeiro ano. É a dependência que está por trás do cigarro que explica por que tantas pessoas tentam inúmeras vezes parar de fumar e não conseguem. A entidade estima que mais de 5 milhões de pessoas morram vítimas dos efeitos do tabaco a cada ano, sendo 1 milhão só na América Latina.
Atualmente, o tratamento farmacológico do tabagismo inclui terapias com ou sem a reposição da nicotina, entre elas, Champix (vareniclina), desenvolvido especificamente para o tratamento do tabagismo. O medicamento tem mecanismo de ação dupla: ele se liga aos mesmos receptores no cérebro nos quais a nicotina atua, eliminando o desejo pelo cigarro, e estimula parcialmente o receptor, o que reduz os sintomas associados à falta do fumo, a chamada síndrome de abstinência. O medicamento é vendido sob prescrição médica.
[1] Livro sobre mulheres e tabagismo. Informativo sobre a situação atual do consumo do cigarro pelas mulheres. Disponível em: http://www.cnpt.es/docu_pdf/mujerestabaquismo.pdf.
______________________________________________________________________

Pfizer


Considerada uma das empresas mais diversificadas do setor farmacêutico, a Pfizer descobre, desenvolve, fabrica e comercializa medicamentos de prescrição e de consumo para Saúde Humana e Animal. A companhia oferece opções terapêuticas para uma variedade de doenças em todas as etapas da vida, com um portfólio que engloba desde vitaminas para gestantes e vacinas para bebês, até medicamentos para doenças complexas, como dor, câncer, tabagismo, infecções e doença de Alzheimer. Entre seus produtos, destacam-se Lípitor, Enbrel, Viagra, Sutent, Lyrica, Champix, Eranz, Centrum, Pristiq, Zyvox, Advil e a vacina Prevenar. Fundada em 1849 e instalada no Brasil desde 1952, a Pfizer é a indústria que mais investe em pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos, a partir de parcerias com profissionais de saúde, hospitais, governos e comunidades em todo o mundo. A companhia também mantém e acompanha projetos sociais voltados para educação e saúde no país.

Fonte: Renata Camargo
Cdnrm – Relações com a mídia

Prêmio Sesc de Literatura 2010

Revelar novos talentos e promover a literatura nacional. Estes são os propósitos do Prêmio Sesc de Literatura, que pretende identificar escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional.
Além da divulgação das obras, o Prêmio Sesc também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: os livros vencedores são publicados pela editora Record e distribuídos para toda a rede de bibliotecas e salas de leitura do Sesc e Senac em todo o país.
As inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura são gratuitas e aceitas em todo o Brasil, até o dia 30 de setembro, nas categorias. Para realizar a inscrição basta procurar a unidade mais próxima do Sesc na sua cidade e cada concorrente pode participar com uma obra, nas categorias conto e romance. O vencedor terá seu livro publicado e distribuído pela editora Record.
O regulamento do prêmio está disponível no site http://www.sesc.com.br/premiosesc/premio.html

Fonte: Silvia Bocchese de Lima

Jornalismo e Assessoria de Comunicação
Sistema Fecomércio Sesc Senac PR
Núcleo de Comunicação Social e Marketing

Como defender pessoas que sofrem de Bullying

Bullying escolar e na infância é uma prática observada em várias culturas pelo mundo. Uma violência que também atinge adultos
O termo inglês já adotado no Brasil tem se tornado cada vez mais freqüente na imprensa e no dia a dia de crianças, adolescentes e até adultos. O Bullying descreve atos de violência física e psicológica, intencionais e repetidos por um ou mais indivíduos. A conseqüência para as vítimas vai do constrangimento a depressão, já que, os agressores costumam não ser punidos e, sentem-se livres para continuarem praticando tal hostilidade.
Para o advogado Ady Ciocci, titular do escritório Ciocci Advogados Associados, que atende as áreas cível, penal e tributária - pais, responsáveis e até pessoas próximas às vítimas de Bullying precisam estar informados e preparados para conter os agressores. “Em todos os níveis de violência, caberá tanto a ação penal, como a ação de reparação de danos – materiais e morais. É de suma importância que o agressor saiba que a prática do Bullying é crime”, ressalta Ady Ciocci.

Os crimes podem ser previstos, como:

1 - Crime contra a Honra – previsão legal: artigos 519 a 523 do Código de Processo Penal.

Calúnia: imputar, falsamente, fato definido como crime (artigo 138). Sendo consumado quando chega ao conhecimento de terceiros.
Difamação: imputar a alguém fato que atinja a sua reputação (artigo 139). É consumado quando chega ao conhecimento de terceiros. - Atinge a honra objetiva, ou seja, o que todos pensarão desta pessoa.
Injúria: atinge o decoro, a dignidade de alguém – pode ser por gestos e palavras (artigo 140) consuma-se quando chega ao conhecimento do ofendido.
A injúria pode ser Real: oriunda de uma agressão que não chega a causar uma lesão.
Qualificada: oriunda de preconceito de raça, cor, etnia, religião, origem ou condição da pessoa, idosa ou deficiente físico.
Constrangimento Ilegal: (artigo 146) constranger alguém a fazer algo que a Lei não permite, usando violência ou grave ameaça.
Ameaça: intimidar alguém por palavra escrita, gesto ou outro meio simbólico, prometendo-lhe causar mal. Consuma-se quando o ofendido toma conhecimento da ameaça.
Seqüestro e cárcere Privado: (artigo 148) – São Formas muito semelhantes de privação do direito de ir e vir, tendo o cárcere privado sentido de maior restrição de liberdade em um espaço menor.

2 – Crimes contra a pessoa (Lesões Corporais Artigos 129 e seguintes, Crimes Contra a Vida – artigo 121 e seguintes - homicídio).

 Dolo caracterizado: Quem dispara as agressões em cima do ofendido.
 Dolo eventual: é Plenamente equiparado ao dolo direto. É inegável que arriscar-se conscientemente a produzir um evento, equipara-se tanto quanto querê-lo; ainda que sem interesse nele.
 Dolo eventual e culpa: Age com dolo eventual e não simples culpa, aquele que dispara a violência em outrem, somente para assustá-lo;
 Dolo por abandono: É doloso e não simplesmente culposo o procedimento de quem conduz a vitima, abandonando-a em seguida;

Pesquisa mostra percentual alarmante

Cerca 70% de 12 mil alunos pesquisados em 2008 em seis estados brasileiros relataram ser vítimas do Bullying dentro das escolas. A violência não só agride o ofendido diretamente, como familiares e amigos próximos. “Muitos pais por falta de conhecimento não sabem como lidar com a situação como defender juridicamente seus filhos e, isso, muitas vezes, se estende às escolas”, classifica Ady Ciocci.

Estudo revela perfil de vítimas e agressores

Para o advogado Ady Ciocci, titular do escritório Ciocci Advogados Associados, que atende as áreas cível, penal e tributária a reação precisa partir da sociedade em conjunto com pais e entidade educacional. “Os dados do estudo abaixo ajudam a classificar bem o perfil dos agressores, há medidas judiciais que podem e devem ser tomadas”, completa o especialista.
Estudo produzido em 2001 baseado em inquéritos de 6903 alunos de escolas aleatoriamente escolhidas, com as idades médias de 11, 13 e 16 anos, analisaram a violência na escola entre vítimas, provocadores (incitação na forma de insulto ou gozo de um aluno mais velho e mais forte do que o outro) e outros (similarmente vítimas e provocadores) apontam:

• Mais de metade dos alunos inqueridos são do sexo feminino (53.0%);
• 25.7% dos jovens afirmaram terem estado envolvidos em comportamentos de violência, tanto como vitimas, provocadores ou duplamente envolvidos;
• As vítimas de violência são maioritariamente masculinas (58.0%);
• Os inqueridos que se envolveram em comportamentos de violência em todas as suas formas situavam-se nos 13 anos de idade;
• Os jovens provocadores de violência são aqueles que têm hábitos de consumo de tabaco, álcool e mesmo de embriaguez. Também são os que experimentaram e consumiram drogas no mês anterior à realização do inquérito;
• Quanto às lutas, nos últimos meses anteriores ao inquérito, 19.08% dos jovens envolveram-se em comportamentos violentos;
• Os vitimados pela violência, são os que andam com armas (navalha ou pistola) com o intuito da sua própria defesa;
• Os adolescentes que vêem televisão quatro horas ou mais por dia são os que estão mais frequentemente envolvidos em atos de violência;
• As vítimas e os agentes de violência não gostam de ir à escola, acham aborrecido ter que a freqüentar e não se sentem seguros no espaço escolar;
• Para os atores de violência a comunicação com as figuras parentais é difícil;
• 16.05% das vítimas vive em famílias monoparentais e 10.9% dos provocadores vive com famílias reconstruídas;
• Quanto aos professores, os alunos sujeitos e alvos de violência consideram que estes não os encorajam a expressar os seus pontos de vista, não os tratam com justiça, não os ajudam quando eles precisam e não se interessam por eles enquanto pessoas;
• Em relação ao relacionamento entre grupo de pares, estes adolescentes referem a pouca simpatia e préstimo e não-aceitação por parte dos colegas de turma, a dificuldade em obter novas amizades, ausência quase total de amigos íntimos.

Fonte: Insert Comunicação
Simone Magalhães

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Comunicação é tema do VI Fórum de Ciências Bíblicas

Tradicionalmente realizado no mês de junho, no Museu da Bíblia, o evento enfocará as diferentes formas de comunicação relacionadas às Sagradas Escrituras.
O Livro Sagrado e as variadas formas de comunicação e difusão de seu conteúdo no mundo atual serão o mote da sexta edição do Fórum de Ciências Bíblicas, que acontecerá nos dias 10 e 11 de junho, no Museu da Bíblia, em Barueri (SP). Promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), o evento terá como tema "Bíblia e Comunicação", contando com oito palestras apresentadas por especialistas no assunto, além de espaço para sessões de perguntas e respostas.
“É estimulante perceber que, a cada edição, o evento vem despertando um maior interesse no público que nos prestigia. Neste ano, o tema Comunicação, por sua atualidade, acarretará, com certeza, um estimulante debate em torno Sagradas Escrituras”, projeta Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da SBB. As palestras abordarão desde o processo de atualização constante da tradução, passando pela utilização de meios de comunicação como rádio e TV, até manifestações virtuais e digitais do conteúdo bíblico.
Realizado tradicionalmente em junho, aniversário de fundação da SBB, o Fórum de Ciências Bíblicas é voltado a professores e estudantes de Teologia, Ciências da Religião e Linguística, estudiosos da Bíblia, lideranças religiosas e cristãos em geral.

Confira a programação completa:

10 de junho – quinta feira
:: 15h – Bíblia e Comunicação: O painel de introdução ao tema fará uma reflexão da Bíblia como instrumento de comunicação. Além da tradicional compreensão sobre a comunicação entre Deus e os seres humanos, a palestrante abordará a capacidade e o desejo do homem em, desde sempre, comunicar, expressar e testemunhar a comunhão com Deus, por meio da expressão oral e escrita.

Magali do Nascimento: Doutora em Ciências da Comunicação e professora de Teologia da Universidade Metodista.

: 16h30 – A Bíblia e a Comunicação pelo Rádio: A palestra traçará um paralelo histórico entre os conceitos de comunicação atual pelo rádio e o processo de comunicação apresentado pela Bíblia, que também engloba uma linguagem parecida com a do rádio.

Valdecir Simões Lima: Teólogo e professor do Seminário Adventista de Teologia e Centro Universitário Adventista de São Paulo.

:: 18h – A SBB e o seu programa voltado aos estudos em Bíblia: Este módulo terá uma apresentação aprofundada sobre os programas da organização voltados ao estudo da Bíblia.

Equipe SBB

:: 20h – Elementos de Comunicação na Tradução Bíblica: O objetivo da palestra é mostrar que o processo de tradução bíblica também se desenvolve como ato comunicativo, tanto para quem traduz como para quem ouve ou lê a tradução. O preletor observará, ainda, a importância das traduções exatas à mensagem do original bíblico e, ao mesmo tempo, fiéis ao entendimento do leitor e ouvinte.

Vilson Scholz: Doutor em Novo Testamento e consultor de Tradução da SBB.

11 de junho - sexta-feira

:: 15h – A Bíblia e a Comunicação Virtual: A palestra pretende derrubar alguns mitos relacionados à Internet e mostrar as possibilidades que ela oferece para a difusão do conteúdo bíblico.

Sérgio Pavarini: Jornalista, blogueiro e especialista em marketing digital.

:: 16h30 – Comunicação Digital da Bíblia: O painel destacará a importância de conectar o texto bíblico com uma nova geração nascida na era da Internet, além de mostrar o poder da mídia interativa para comunicar a Palavra de Deus.

Nelson Saba: Especialista em tecnologia e criador de programas de mídia digital e interativa da Bíblia.

:: 18h – A SBB e o seu Programa de Comunicação: Neste painel, serão tratadas as ações da organização pela difusão da Bíblia, bem como as necessidades inerentes à Causa da Bíblia.

Equipe SBB

:: 20h – A Bíblia e a Comunicação pela TV: A palestra vai expor, por meio de vídeos, a trajetória das Escrituras na TV desde os primórdios desse meio de comunicação até os documentários bíblicos mais recentes em canais como Discovery e National Geographic. Ao final, o palestrante pretende fazer um questionamento crítico sobre os formatos atuais de programas da Bíblia na televisão e seus resultados diante dos telespectadores cristãos.

Éber Cocarelli: Pastor, professor de Teologia e apresentador da RIT-TV.


VI Fórum de Ciências Bíblicas

Tema: Bíblia e Comunicação
Local: Museu da Bíblia
Endereço: Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto, Barueri (SP)
Data: 10 e 11 de junho
Horário: 14h30 às 21h30
Inscrição: R$ 30,00 (grupos com mais de dez pessoas têm 50% de desconto)
Informações: (11) 3474-5813







quarta-feira, 26 de maio de 2010

Bullying: as dores ficam

Por Fernanda Santiago Valente


Hoje, com a iniciativa do Blog Misturação, da pedagoga Ana Karla, estamos fazendo uma blogagem coletiva sobre o Bullying. Já contei aqui uma vez que já fui vítima do bullying na escola. Bullying é o ato de intimidar, zoar, bater e humilhar a vítima em classe de aula. Isso geralmente acontece mais com as crianças ou jovens inteligentes “os nerds”, os mais gordinhos, os que enfim, aparentam ser diferentes.
Antes de tudo, quero dizer que Jesus ama as diferenças, e Deus, poderia ser uma matéria de educação dentro dos lares e da escola, pois respeito é bom e todo mundo gosta. Quero dizer que devemos amar e aceitar as pessoas do jeito que elas são. O Bullying é a prática de rejeitar. Só porque não é igual ao grupo, é rejeitado. Por isso, pais, observem como vai o desempenho do seu filho na escola. Mestres, aproximem-se do aluno tímido, esquecido ali no canto da sala... com certeza ele está sofrendo desse mal. Praticantes do bullying, lembrem-se que uma simples brincadeira, apelidos, podem trazer traumas para uma pessoa para o resto da vida. BULLYING! VAMOS REJEITAR ESSE MAL

Clique aqui e leia sobre o que passei quando fui vítima do bullying



Deixo abaixo alguns vídeos para sua orientação:

O que é o Bullying?




Vídeo desenvolvido por alunos de escola sobre o bullying



Matéria sobre o bullying:



Depoimento sobre uma vítima de Bullying:



Fique por dentro também do espetáculo teatral sobre bullying que estará em São Paulo, no dia 7 de junho. Para contratar o espetáculo acesse ao blog: http://www.bullying-ciaatoresdemar.blogspot.com/

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Um amor incondicional

Por Fernanda Santiago Valente


Você já teve problemas ao se relacionar com outras pessoas? Eu já. Descobri há pouco tempo um defeito muito grande em minha personalidade que atrapalha o meu relacionamento com outras pessoas. Amo, mas não sei demonstrar amor em minhas atitudes. Muitos esperam demais de mim nesse sentido. Estou tentando mudar. Preciso demonstrar amor à minha família, ao meu esposo, aos meus amigos, enfim, àqueles que me cercam. Eu os amo demais e não quero mais que se sintam indiferentes ao que fazem por mim. Por favor, me perdoem. Espero que eu possa me doar mais a vocês. Eu quero fazer isso porque simplesmente quero vê-los felizes. Não quero magoar mais ninguém. Peço perdão pela minha distração. Essa tamanha distração que não quero mais... não mesmo.
Não nasci para viver só. Deus não fez ninguém para viver sozinho. Deus nos deu família, amigos. Deus nos criou para nos relacionarmos uns com os outros. Assim como eu os decepciono, muitos também me decepcionam e me decepcionaram. As pessoas que mais amei, que mais amo, são as que mais me decepcionaram ou decepcionam. Às vezes, elas também tem alguns problemas em suas atitudes, mas, as perdoei. Eu não perdoava, mas consegui perdoar. E me sinto aliviada por isso.
Aprendi que as pessoas não reagem da maneira que esperamos e que eu também não reajo da maneira que as esperam. Sempre decepcionaremos uns aos outros. O amor não pode ser comprado. Amar é se sacrificar. Ainda que precisemos uns dos outros, as pessoas jamais satisfarão nosso desejo de sermos amados como Deus nos ama: sacrificou Jesus por nós...
É por isso, que quero me doar, aprender a me doar...
Efésios 3.17-19
Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade,E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
Deixo abaixo um vídeo totalmente altruísta, isso é o amor incondicional de Deus:

domingo, 23 de maio de 2010

Deus te dá uma segunda chance

Por Fernanda Santiago Valente


Você já teve a sua energia corporal e emocional totalmente sugada? Por algum motivo se entregou às fraquezas, ao medo, à solidão. Depois que abri a minha caixa de sonhos estou tentando recuperar o tempo que perdi para me sentir viva novamente. O escritor e teólogo Howard Thurman, fundador da Igreja Cultural dos EUA tinha uma ótima reflexão para aplicarmos em nossas vidas: Não pergunte do que o mundo precisa. Pergunte o que o faz sentir-se vivo, e corra atrás disso. Porque o mundo precisa de pessoas que tenham vida.
E o que estamos fazendo com a nossa vida? Precisamos definitivamente parar com todos os hábitos destrutivos que nos perseguem. Temos uma nova chance. Mais uma chance. Mais uma chance para não nos entregarmos à depressão.
Temos que sentir a força de Deus dentro de nós para consertarmos tudo o que está errado em nossas vidas. Precisamos que a nossas vidas sejam resgatadas em todos os sentidos: todos. Vida familiar, financeira, espiritual, conjugal, profissional e relacional.
Não podemos mais continuar vivendo sob o domínio da nossa própria força, porque assim erramos, acabamos tomando atitudes erradas. Erramos muito. Precisamos que Deus nos ressuscite à vida. Que ELE nos dê esse poder: Efésios 1. 19-20 -E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus.
Temos que superar todos os nossos limites e recomeçar. Hoje, penso que fracassei em algumas áreas da minha vida para que Deus pudesse me dar a sua força. E neste momento, estou numa fase dolorida de mudanças.
O discípulo que mais me identifico na Bíblia é Pedro. Sabe aquela pessoa que só acredita vendo? Alem disso, é medroso. Pois é. É a Fernanda que não quer mais ser assim, mas sim ser uma pessoa Valente, fazendo jus ao nome que Deus me deu: Fernanda Valente. Pedro errou muito, mas mudou. Jesus lhe mudou até o nome: Mateus 16. 17-18 – E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
Mas mesmo diante dessa palavra poderosa de Jesus, Pedro falhou: Mateus 26 31-33 - Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar. E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito. Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo.
Pedro negou Jesus 3 vezes por medo e chorou – Lucas 22.61.62: E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes. E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente.
Mas, temos uma segunda chance para recomeçar. O mundo pode não dos dar chances, mas Deus dá. Com isso, precisamos admitir nossos pecados para sermos perdoados. Precisamos admitir os fracassos para aprender com eles: PV. 28.13 - O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.
Jesus perdoou Pedro. Não o desprezou: Mc 16.7 - Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse.
Assim como fez com Pedro, Deus não desistiu de mim. Deus não desistiu de você e tem sonhos para as nossas vidas. A minha escolha é Seguir Jesus: Lucas 9.23 - E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
Minha decisão hoje é me negar, para viver do jeito que Deus prometeu eu preciso disso.
Quando aprendemos a negar a nós mesmos, tornamo-nos campeões. Campeões na força de Deus. Essa é a minha chance. É a sua chance.

Vamos compartilhar as nossas fraquezas e tomar um cafezinho? Temos mais uma chance, mais uma chance.


sexta-feira, 21 de maio de 2010

Como saber se os meus sonhos são de Deus?

Por Fernanda Santiago Valente

Eu estava no meu quarto, mais uma vez vasculhando meus rabiscos velhos e projetos antigos. Sonhos que deixei apenas guardados. Erma Bombeck, uma humorista estaduninense disse uma vez: Existem pessoas que colocam seus sonhos numa pequena caixa e dizem: “Sim, eu tenho sonhos, é claro que tenho sonhos”. Então, guardam a caixa bem escondida e a pegam de vez em quando para ver se os sonhos ainda estão ali.
Acho que é bem desse jeito que tenho me comportado. Sabe aquela mania de ter várias idéias brilhantes, mas não colocar nenhuma em prática? E por quê? São aqueles pensamentos que de repente surgem: Ah, não vai dar certo! Ah, é tudo bobagem ou então, ah, um dia eu tiro tudo isso da caixinha. O tempo passa e nada acontece. Simplesmente porque penso que os sonhos estão ali guardadinhos.
Só que Deus não me deu sonhos para eu deixar guardados. Deus quer me livrar dessa existência comum e trazer meus sonhos de volta à vida. Tenho que acreditar nos meus sonhos, depositando a minha confiança NELE. Em Salmos 34, verso 8, diz o seguinte: Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.
Mas como saber se aqueles sonhos que estão na caixinha são de Deus? Se Deus plantou um desejo no meu coração para realizar algo, com certeza é da vontade DELE. Só não será da vontade de Deus se os meus sonhos forem contra a PALAVRA DELE.
Quando um sonho é de Deus, ELE faz muito mais. Isso é confirmado em Efésios 3. 20:
Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,
Neste verso podemos ver a grandeza dos sonhos de Deus para as nossas vidas. Um sonho de DEUS não é para ser realizado sozinho. O meu sonho é tão grande que precisarei de outras pessoas para fazer parte desse sonho, pois Deus não é egoísta.
Se o meu sonho é trabalhar sozinha, largar a minha família, ganhar muito dinheiro para satisfazer apenas a minha vontade, isso é um sonho egoísta, então, não é um sonho de Deus. Agora, se o meu sonho é ter dinheiro para ajudar a minha família, as pessoas que me cercam e agregar pessoas para que o meu sonho se torne realidade. Então, certamente, é um sonho de Deus. Basta ter fé e agir:
Hebreus 11. 6
Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

E hoje arranco os meus sonhos do fundo da caixa. Os meus sonhos são de Deus.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Eu me amo! Eu te amo!

Por Fernanda Santiago Valente


Qual é o primeiro mandamento de Deus? É amá-lo, não é? Em Mateus capítulo 22, versículos 35 e 36, encontramos a seguinte ordem: E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E qual o segundo mandamento? Logo no versículo 37: E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Pois é, por que não vivemos e nem praticamos essa ordem? Você ama Deus? Você se ama? Não existe possibilidade de amarmos o nosso próximo se primeiramente não nos amarmos. Para isso, temos que cuidar da nossa saúde física, espiritual e emocional para depois cumprir o nosso papel nos relacionamentos.
Cuidar da saúde física é ficar de bem com a saúde espiritual. Em 1 Coríntios, capítulo 6, verso 19, encontramos o que Deus cita sobre o nosso corpo: Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Já parou para notar que o Espírito Santo mora dentro de nós? Como estamos cuidando desse templo que Deus nos deu? Tem gente que gasta tempo com a vaidade, adorando o templo, mas não adorando quem mora dentro do templo. Outros destroem o templo prejudicando a saúde, com seus vícios e manias que entristecem o Espírito Santo.
O nosso corpo tem que estar bem cuidado. Temos que amar quem mora dentro do nosso coração e com isso, cuidar também da nossa vida emocional. Precisamos saber que Este Espírito que mora dentro da gente é de amor e moderação. A própria palavra de Deus diz em 2 Timóteo, capítulo 1, verso 7: Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.
Deus cuidará do nosso autocontrole se o deixarmos fazer isso. Todos nós passamos por momentos difíceis: somos traídos, magoados, nos entristecemos... Lembre-se que Jesus também passou por todas essas emoções. Não podemos permitir que essas emoções controlem os nossos pensamentos, o nosso comportamento e nem a nossa interação com as outras pessoas.
Quando de repente o medo, a solidão, a incerteza tomar conta do nosso coração, devemos orar ao PAI, assim como fez JESUS e dizer: Que seja feita a SUA vontade. Isso é amor.
É um amor sobrenatural. É um amor em sintonia com o Espírito Santo.
Confesso, que muitas vezes errei por agir pelo controle dos meus pensamentos e emoções: falando o que não deveria, guardando rancor, escondendo os meus sentimentos, entristecendo o Espírito Santo. Descobri que quando fico triste, Deus também fica triste. ELE espera que eu aja conforme a vontade do Espírito Santo: apesar de tudo, me amando, perdoando, amando os que me cercam.
Antes de sair ajudando as pessoas, primeiro respire. Primeiro se ame. E ame, ame com todo o amor que Deus depositou em seu coração.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Só Deus conhece o seu interior

Por Fernanda Santiago Valente


Você já tentou mudar algo em você em que as pessoas jogam na sua cara: duvido! Você não vai mudar! Pois é, quando você está passando por mudanças, só Deus mesmo para entender o que acontece dentro de você. Deus conhece o esforço que está fazendo a cada dia. Conhece exatamente aquilo que você está abrindo mão, mesmo que ninguém note.
Não é fácil observarem as mudanças, assim, tão rápido, do dia pra noite, ou da noite pro dia. Ninguém muda assim. E como a mudança é lenta, as pessoas sempre jogarão na sua cara aquilo que você era. E que só você e Deus sabem que está mudando, que venceu deslizes que nem imaginava...
Mas Deus deixa claro que quando você mudar vão te cutucar... exatamente para terem a conclusão de que mudou mesmo. Se você quer mudar algo em sua vida que ninguém acredita que tomou a decisão de mudar, não desista. Deus enxerga plenamente o seu esforço, sua coragem, o seu jejum, que não é abrir mão de comida, mas abrir mão verdadeiramente de atitudes que realmente lhe destruía. Então, continue firme, só isso a dizer.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Conectados com a Videira

Por Fernanda Santiago Valente


Cortaram a luz, cortaram o telefone, não tem dinheiro para pagar o aluguel ou a prestação do carro. Não tem dinheiro nem para gastar com a higiene pessoal ou alimentação. Por que isso está acontecendo? Para completar perdeu o emprego. O seu pensamento é que não tem mais jeito. Não tem mais a confiança de ninguém e perdeu sua dignidade. Por quê? Por quê? Está quase perdendo o cônjuge porque não sabe mais o que fazer... olhar para quem nesta situação? Onde está Deus?
São diante de problemas assim que vemos o mundo desabar sobre a cabeça. Existe um homem na Bíblia chamado Jó que perdeu toda a família, todo o dinheiro, perdeu tudo, mas não perdeu a sua confiança em Deus. Em conta disso, ganhou uma nova vida, família e honra.
O segredo é não se entregar as fraquezas, mesmo querendo. Vejo algumas pessoas se entregando a depressão, solidão, suicídio, virando indigente. Conheci um moço há pouco tempo que está vivendo isso. Ele estava morando nas ruas. Há três meses decidiu depositar a sua vida em Deus e parou de beber. Ele acorda todos os dias cedo para procurar um emprego. Ele luta contra as recaídas: as bebidas. Ele não tem família. Mas agora ele sabe que Deus está ali com ele. Só Deus. Oro de todo o coração para que este moço encontre um emprego e conquiste sua família e que jamais perca a fé que está dentro do seu coração.
Perder a fé é perder a vida. Eu só quero dizer que tem jeito. Lembre-se que se estiver passando por algo parecido é porque Deus está podando sua vida. Acredite! Fique firme! Deus te honrará.

João 15. 1-5
Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer

sábado, 15 de maio de 2010

Não gaste o seu tempo de qualquer jeito

Por Fernanda Santiago Valente


Penso que o nosso tempo seja dividido em dois momentos: aqueles que nos alegram e aqueles que nos deprimem. Um exemplo? Às vezes gastamos o nosso tempo com coisas que não nos satisfaz, pode ser um emprego, uma atividade ou a companhia de alguma pessoa desagradável. Nesses períodos parece que o tempo não tem fim. Olhamos para o relógio impacientemente meditando: passa hora, passa hora...
Em compensação, outros momentos em nossas vidas são mágicos, maravilhosos. São aqueles momentos que nos satisfaz: a companhia agradável de alguém, aquela festa esperada, a família reunida, a viagem perfeita... esses momentos passam como um furacão. E depois, nos vemos novamente desinteressados e desanimados.
Ralph Waldo Emerson, famoso escritor, ex-pastor e filósofo transcendental diz o seguinte: “Cuide muito bem do seu tempo livre. Esses momentos são como diamantes não lapidados. Despreze-os, e seu valor nunca será conhecido. Melhore-os, e eles se tornarão as mais brilhantes jóias de uma vida inútil”
Nossa vida realmente é muito inútil, trabalhamos, corremos de um lado para o outro, pagamos contas, aturamos chefes medíocres ou autoritários, ganhamos pouco, sustentamos a família e nos dias de hoje não sobra um tempinho sequer para o lazer, ou prazer. Confesso que se não separamos um tempo para isso, nossa vida estará apenas passando...
Não precisamos ter todo o dinheiro do mundo para desfrutarmos os momentos alegres: basta separar um tempo só para você: a leitura de um livro ou até mesmo das Escrituras, tomar um café com um amigo que gosta muito, assistir a um filme comendo pipoca e tomado guaraná com alguns amigos, no DVD mesmo, caminhar num jardim... sinto que esses momentos alimentam a alma, são os momentos que sinto a minha vida em conexão com Deus, pois estou desfrutando daquilo que dá mais prazer: viver.
Não quero dizer que o trabalho seja algo inútil, pois não é. Todo mundo tem que trabalhar nessa vida. O problema é que atualmente as pessoas andam mais focadas em seus trabalhos, desempenho profissional do que a qualidade de vida. É muito bom ser um profissional reconhecido, mas é importante também ser uma pessoa saudável.
Nossa vida tem que ser uma vida sem arrependimentos. Como assim sem arrependimentos? É você olhar para o seu interior e perceber que não gastou o seu tempo com inutilidades.
Assistir TV é muito bom, mas que você não fique focado apenas nela, Internet é bom, mas que você não fique apenas focado no Orkut, MSN, e outros sites de relacionamentos. A mania agora são os jogos na Internet, vejo meus amigos jogando sem parar. É isso o que fazem em seu tempo livre, ou até mesmo nos momentos em que estão no trabalho.
Ano passado eu mesmo viciei na fazendinha do Facebook. Até que há exatamente três meses decidi: vou parar. Chega! Isso não está fazendo bem pra mim. Deixei de fazer um trabalho...
Isso é só um exemplo de algo que aconteceu comigo. Agora e com você? O que tem atrapalhado o seu tempo? Em seu trabalho, por exemplo, ao invés de executar o que seus líderes ordenam você deixa para daqui a pouco por que está no MSN conversando com um colega? Ou então está lá no ORKUT jogando COLHEITA FELIZ. Ainda bem, que nunca joguei isso, mas, noto quando entro no meu que a maioria das pessoas jogam isso. É realmente importante jogar isso? Não seria melhor telefonar para um amigo e dizer: vamos dar uma volta? Vamos conversar?
Na própria Bíblia o Apóstolo Paulo cita um verso para a igreja de Coríntios, que está e, 2 CO 6.1: “E nós na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus”
Paulo quer dizer: Não desperdice o seu tempo porque ele é a sua vida. Para usarmos o nosso tempo de modo que deixemos uma marca duradoura aqui, precisamos passar pelo teste da eficiência. Isso quer dizer, saber usufruir de tudo o que Deus colocou em nossas mãos.
Richard Koch cita em seu no O princípio 80/20 que 20 % do que você faz produz a maior parte dos resultados em sua vida, 80% do que você faz é, na maioria, tempo desperdiçado.
Um tempo equilibrado não é correr apressado de um lado para o outro e também não é ficar o tempo todo relaxado. É saber dividir. É fazer o que tem que ser realmente feito no trabalho, sair cedo de lá e aproveitar o resto da noite, já que a maioria de nós, trabalhamos o dia todo. Vamos sentar a mesa com a família, praticar exercícios, ler um bom livro, ficar sozinho por um tempo, pois são nesses momentos que podemos descansar, sentir a tranqüilidade e adorar a Deus e o mais maravilhoso, ouvir a voz de Deus.
Que possamos alcançar resultados para o nosso bem estar. Que não sejamos mais escravos do nosso tempo.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Remova a síndrome do algum dia

Por Fernanda Santiago Valente

A partir de hoje eu quero viver apaixonadamente, tendo a certeza que superarei todos os meus medos e anseios. Isso, sem viver na síndrome do algum dia. Tudo aquilo que você deixa para depois porque tem medo ou um bloqueio. Você sente medo de alguma coisa? Eu, por exemplo, sempre senti medo de escuro e por mais bobo que pareça, morria de medo dos monstros do Playcenter. Morria de medo. Uma vez por ano existe a “Noite do Terror”. Quem mora na região paulistana já foi se divertir no Playcenter pelo menos uma vez na vida.
A última vez que estive no Playcenter eu estava com 17 anos e ainda sentia medo da “Casa do Terror” e da “Noite do Terror”. Mas fui. Desafiei meus medos, sentei numa cadeirinha e de repente ela começou a se movimentar num túnel escuro. Diferente das outras vezes, fiquei com os olhos bem abertos. Vários monstrinhos eram expostos, além de pessoas mortas, caveiras, cobras e outras coisas que assustam. Eu olhava para cada personagem e mentalizava: eu não tenho medo, não tenho medo, não tenho medo.
Acabando o passeio na tal cada do horror, ou terror, me diverti com os meus amigos em outros brinquedos como montanha russa, aqueles outros brinquedos que nos rodopiam de cabeça virada para baixo, e brinquedos do tipo. Um parque de diversões. Hoje, acho que não tenho mais pique para esses brinquedos. Não que eu tenha medo, mas porque não vejo mais graça.
Voltando, quando o relógio marcou oito horas da noite, vários monstros invadiram o parque. Corriam atrás da gente. E eu mentalizava: não tenho medo, não vou correr. E assim agi. Um vampiro me convidou para entrar num caixão. Tenho pavor de caixão, velórios, cemitério... mas, pensei, não tenho medo. Entrei no caixão com o coração quase saindo pra fora. Naquele dia venci o medo. Cheguei em casa calminha, calminha. Não acreditando que eu tinha feito tudo isso.
Quando o medo surge na nossa frente, a única maneira que podemos vencê-lo é encarando. Deus nos criou para assumirmos riscos pela fé e para vencer os gigantes que nos paralisam de medo. Temos que sair da nossa zona de segurança, ou conforto, seja o que for.
Davi venceu Golias. Saul tentou impedi-lo: 1 Samuel 17.33 Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.
Quantas são as pessoas que tentam barrar nossa coragem porque acham que não somos fortes suficientes para vencer? Sempre fui uma pessoa tímida, tímida de não falar nada. Tímida de esconder tudo o que queria... isso é horrível. Meus familiares me chamavam de bicho do mato. Eu quis vencer o medo da timidez: fui fazer teatro. Mas continuei tímida. Fui prestar vestibular e todos os meus familiares mais uma vez criticaram a minha decisão: _Comunicação??? Você não fala.
É! Eu fiz jornalismo e amei. E penso que venci a barreira da timidez. Já não sou um bicho do mato como diziam. Amo falar. Pouco, mas falo. Quando abro a boca para falar, tenho assunto, acho que este é o meu diferencial.
Então, por que achar que não podemos vencer nossos medos, vícios ou conflitos?
Às vezes, agimos pela razão e só enxergamos o tamanho dos gigantes. Você acha que eu me senti bem quando me apresentei pela primeira vez uma peça de teatro? A platéia estava cheia. O meu texto era longo. Mas encarei. Interpretei e não errei. Acho que atuei tão bem que no final da peça a minha avó falou que estava triste, pois não me viu em nenhuma cena.
Também não me senti bem quando tive que apresentar o meu TCC na faculdade. Cheguei a perder a voz, mas apresentei. Venci mais um gigante.
Todos nós vivemos períodos que precisamos enfrentar os gigantes. O segredo? Encarar. Acreditar. Vencer pela fé. Os gigantes são pequenos se comparados com Deus. Davi olhava para a vida da perspectiva de Deus. E é assim que devemos fazer. Ou você prefere olhar da perspectiva do chão? Está com medo de que? De falarem que a sua fé é ridícula? Não deixe mais nada para amanhã. Encare. Mude hoje e não deixe para “quem sabe um dia”. Mate o gigante de hoje com firmeza e ousadia. Você pensa que eu já matei todos os gigantes? É um por vez... são as cobranças, a insegurança, os problemas do dia a dia. Vença hoje e rabisque a frase “vou deixar para amanhã”.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Viver, viver e viver

Por Fernanda Santiago Valente

já assistiu ao filme “Minha vida sem mim”? Se não, recomendo que assista. A personagem principal do filme é Ann, uma moça de 23 anos, casada, e mãe de duas garotinhas. Sua mãe tem uma história de sonhos fracassados e seu pai passou os últimos dez anos na prisão. Ela trabalha todas as noites na limpeza de uma Universidade, onde não poderá realizar o desejo de estudar. Ann mora com sua família num pequeno trailer no quintal de sua mãe.
Após um desmaio, ela vai ao médico e depois de uma série de exames descobre que está com câncer nos ovários, já passando para pulmão e fígado. Logo, descobre que não tem mais de três meses de vida. Ann não conta a ninguém sobre a doença, apenas diz que está com anemia. A partir daí ela faz uma lista de todos os seus sonhos, coisas que nunca teve tempo e nem oportunidade para realizar. Veja os trailers:



Bom, por que comecei citando esta trágica história? É que muitas pessoas só descobrem que a vida vale a pena quando de repente surge a notícia de que tem apenas um ou três meses de vida. Por que temos que esperar surgir uma doença para ter tempo de realizar os nossos sonhos?
Existe uma frase de um psicanalista molecular, chamado Allan Sachs que diz o seguinte: A morte é mais universal que a vida, todo mundo morre, mas nem todo mundo vive”
Viver é não deixar nada para amanhã. Muitas pessoas vivem mortas possuindo a vida. Pararam de acreditar em seus sonhos, se acomodaram em seus pensamentos e vivem pessimistas, mortas, com o espírito totalmente abatido.
Harold Kushner, um conservador judeu muito conhecido por seu livro “Quando coisas ruins acontecem às pessoas boas” cita um grande pensamento: “Estou convencido de que o medo de morrer, de nossa vida chegar ao fim, não tira tanto nosso sono quanto o medo... que atinge a todos que talvez não tenham vivido”
Tem gente que não vive, apenas vegeta. Mesmo possuindo inteligência e talentos, vegetam. Não olham adiante. Apenas lamentam o que passou. Em Salmos 90, versículo 12, o salmista faz uma linda e verdadeira oração: “Faze com que saibamos como são poucos os dias da nossa vida para que tenhamos um coração sábio”
Se levássemos em conta o significado deste versículo, levaríamos a nossa alma mais a sério: sorrindo, amando, perdoando, conquistando tudo o que nos cerca. Em Tiago, capítulo 4, verso 14, encontramos mais uma citação: “Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um tempo e depois se dissipa”
Se o nosso tempo é tão pouco, por que será que o matamos com tantas bobagens? Às vezes matamos o nosso tempo com brigas, fofocas e inutilidades. Matamos o nosso tempo com coisas que nos destroem: os jogos, as bebidas, a pornografia, a mentira, a inveja, o orgulho, a vingança. Agora pergunto: Pra quê?
O livro mais mal humorado da Bíblia, Eclesiastes, em capítulo 3, verso 11, traz a seguinte mensagem: “Tudo fez formoso em seu tempo, também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrira obra que Deus fez desde o princípio até o fim”.
Termino deixando aqui esta reflexão, temos que ser honestos e perceber que existe muito mais do que apenas este mundo aqui tem a oferecer. Por isso, que possamos viver da melhor forma, sem precisar esperar uma doença terminal aparecer para obtermos algumas mudanças. Espero do fundo do coração que a partir de hoje sejamos exceles esposas ou esposos, que sejamos excelentes amigos, filhos, pais, irmãos, profissionais. Que sejamos gratos à vida, eliminando todas as atitudes que nos atrapalham. Que possamos listar nossos projetos sem adiar.
Hoje começo a matar algumas atitudes que me destroem por dentro: a preguiça, a depressão, o ciúme, a murmuração e a falta de perdão. Eu quero a vida e não a morte.
Quais as atitudes destrutivas que você quer matar em sua vida a partir de hoje? Pense nisso! E viva...

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Acontece em quase todas as esquinas

Amo assistir novelas, mas faz um tempinho que não vejo. Ontem, como estive na casa da minha avó, assisti a cena em que Benê, de Viver a vida, foi morto. Confesso, que foi uma das cenas mais chocantes que vi em novelas. O que aconteceu ali mesmo sendo novela é uma realidade que acontece em quase todas as esquinas. É muito triste ver as pessoas tão agressivas, de mal com a vida, sem esperança... deixo aqui uma poesia para reflexão

Juventude Conturbada

Por Fernanda Santiago Valente

É em direção ao vento
Que faço levar o sofrimento
Quantas mães choraram?
Quantos filhos morreram?
Nessa vida que muita gente brinca
Favorecendo o tormento...
Brigas sem motivos;
Meninos sem contentamento
Chorando nas esquinas
E rindo da viagem maldita
Pedras e ervas da paz
Dorme garoto, cada vez mais
Pessoas correndo gritam
Um louco ameaça um tiro
Cortes no peito,
Muitos gemidos
É muita tristeza invadindo
A juventude de todas as classes
Que hoje em dia
Não sabem o que fazem
Esquecem a vida
Deixando partir os sonhos
Que não se colocaram a cumprir
A jornada acaba
Muitos vão dormir
Sem ao menos sentir
O perfume da vida
Que há tempos existe
Nos ares do dia
Que nós mesmos fazemos
Quando queremos
Conquistar a vida que temos
 
Neste momento oro por todas as mães e pais que acabam perdendo seus filhos dessa forma tão drástica. Oro também por todos os jovens que estão perdidos neste mundo de vícios e vida que parece fácil. Que todos possam enxergar a luz. Enxergar a vida.

terça-feira, 11 de maio de 2010

As formigas

Por Fernanda Santiago Valente


Gosto de observar as formigas.
Elas trabalham sem parar.
Eu as vejo roubando comidas.
Entram em buracos, que posso considerar suas casas.
As formigas preparam até o funeral.
Matei uma formiguinha, coitadinha!
Fiquei prestando atenção no comportamento de suas amiguinhas.
Todas levaram a formiguinha morta para um buraco.
Me arrependi de ter matado a formiguinha.
As outras ficaram tristes demais.

Ps: Vai me dizer que você nunca fez isso? Já tramou uma enchente para as formigas? Às vezes me imagino sendo o Deus das formigas. Faço com elas o que quero. Por acaso Deus não é assim? Não faz com a gente o que ELE quer? Qual será o dia da nossa morte? Só ELE sabe. Só ELE.


Se você gosta de formigas, indico para a sua leitura “As Formigas”, de Bernard Werber

Trecho: “Andar -45: a 103.683ª assexuada penetrou nos salões de luta, que eram peças com pé-direito baixo, onde as soldadas se exercitavam para as guerras da primavera. Guerreiras se duelavam em todo lugar. As adversárias, de início, se apalpavam, avaliando a envergadura da oponente e o comprimento das suas patas. Giravam, tateavam-se os flancos, puxavam os pêlos, lançavam desafios odorantes, sondavam-se com a ponta maçuda das antenas. Depois lançavam-se uma sobre a outra. Choque das carapaças. Cada qual se esforçava para cinturar as articulações torácicas. Assim que uma delas conseguia, a outra tentava lhe morder os joelhos. Eram gestos bruscos e sucessivos. Erguiam-se nas patas traseiras, caíam e rolavam em fúria.”

Editora Travessa

domingo, 9 de maio de 2010

Feliz dia mamãe

Por Fernanda Santiago Valente
Mãe, palavra fácil de dizer
Sentimento forte;
Impossível de esquecer
É a melhor amiga
Que uma filha pode ter
Mãe, obrigada por existir
Eu amo você

Mãe, você é linda demais
beijinho na pontinha do nariz

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Romeu e Julieta

Por Fernanda Santiago Valente


Quero contar uma história de amor
Quero contar uma história de sabor
Romeu e Julieta; um amor proibido
Romeu e Julieta, um sabor irresistível
Romeu e Julieta: nos livros, no teatro, no cinema
Romeu e Julieta: na cozinha mineira
Romeu e Julieta
Para quem ama e saboreia



Este poema é uma homenagem a minha querida amiga Marcela Lermy Mingorance, que está se formando em Gastronomia e tem como trabalho de conclusão de curso um projeto baseado no “Romeu e Julieta”, o famoso queijo com goiabada, que é uma delícia.
A Marcela é uma pessoa muito especial em minha vida, pois foi quem me acolheu assim que me converti. É uma moça linda por dentro e por fora. É um exemplo de dedicação em tudo o que faz. É uma mulher que vive a Palavra de Deus e tem o dom de ensinar todos aqueles que a cercam. Marcela quando abre a Bíblia para recitar um verso explica tudo com sabedoria, conforme a vontade do Espírito Santo. Deus a usa neste ministério e a usa também na gastronomia... e olha, ela cozinha cada delícia e deve um prato especial pra mim e para o João. Te amo Marcela!