sexta-feira, 14 de maio de 2010

Remova a síndrome do algum dia

Por Fernanda Santiago Valente

A partir de hoje eu quero viver apaixonadamente, tendo a certeza que superarei todos os meus medos e anseios. Isso, sem viver na síndrome do algum dia. Tudo aquilo que você deixa para depois porque tem medo ou um bloqueio. Você sente medo de alguma coisa? Eu, por exemplo, sempre senti medo de escuro e por mais bobo que pareça, morria de medo dos monstros do Playcenter. Morria de medo. Uma vez por ano existe a “Noite do Terror”. Quem mora na região paulistana já foi se divertir no Playcenter pelo menos uma vez na vida.
A última vez que estive no Playcenter eu estava com 17 anos e ainda sentia medo da “Casa do Terror” e da “Noite do Terror”. Mas fui. Desafiei meus medos, sentei numa cadeirinha e de repente ela começou a se movimentar num túnel escuro. Diferente das outras vezes, fiquei com os olhos bem abertos. Vários monstrinhos eram expostos, além de pessoas mortas, caveiras, cobras e outras coisas que assustam. Eu olhava para cada personagem e mentalizava: eu não tenho medo, não tenho medo, não tenho medo.
Acabando o passeio na tal cada do horror, ou terror, me diverti com os meus amigos em outros brinquedos como montanha russa, aqueles outros brinquedos que nos rodopiam de cabeça virada para baixo, e brinquedos do tipo. Um parque de diversões. Hoje, acho que não tenho mais pique para esses brinquedos. Não que eu tenha medo, mas porque não vejo mais graça.
Voltando, quando o relógio marcou oito horas da noite, vários monstros invadiram o parque. Corriam atrás da gente. E eu mentalizava: não tenho medo, não vou correr. E assim agi. Um vampiro me convidou para entrar num caixão. Tenho pavor de caixão, velórios, cemitério... mas, pensei, não tenho medo. Entrei no caixão com o coração quase saindo pra fora. Naquele dia venci o medo. Cheguei em casa calminha, calminha. Não acreditando que eu tinha feito tudo isso.
Quando o medo surge na nossa frente, a única maneira que podemos vencê-lo é encarando. Deus nos criou para assumirmos riscos pela fé e para vencer os gigantes que nos paralisam de medo. Temos que sair da nossa zona de segurança, ou conforto, seja o que for.
Davi venceu Golias. Saul tentou impedi-lo: 1 Samuel 17.33 Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.
Quantas são as pessoas que tentam barrar nossa coragem porque acham que não somos fortes suficientes para vencer? Sempre fui uma pessoa tímida, tímida de não falar nada. Tímida de esconder tudo o que queria... isso é horrível. Meus familiares me chamavam de bicho do mato. Eu quis vencer o medo da timidez: fui fazer teatro. Mas continuei tímida. Fui prestar vestibular e todos os meus familiares mais uma vez criticaram a minha decisão: _Comunicação??? Você não fala.
É! Eu fiz jornalismo e amei. E penso que venci a barreira da timidez. Já não sou um bicho do mato como diziam. Amo falar. Pouco, mas falo. Quando abro a boca para falar, tenho assunto, acho que este é o meu diferencial.
Então, por que achar que não podemos vencer nossos medos, vícios ou conflitos?
Às vezes, agimos pela razão e só enxergamos o tamanho dos gigantes. Você acha que eu me senti bem quando me apresentei pela primeira vez uma peça de teatro? A platéia estava cheia. O meu texto era longo. Mas encarei. Interpretei e não errei. Acho que atuei tão bem que no final da peça a minha avó falou que estava triste, pois não me viu em nenhuma cena.
Também não me senti bem quando tive que apresentar o meu TCC na faculdade. Cheguei a perder a voz, mas apresentei. Venci mais um gigante.
Todos nós vivemos períodos que precisamos enfrentar os gigantes. O segredo? Encarar. Acreditar. Vencer pela fé. Os gigantes são pequenos se comparados com Deus. Davi olhava para a vida da perspectiva de Deus. E é assim que devemos fazer. Ou você prefere olhar da perspectiva do chão? Está com medo de que? De falarem que a sua fé é ridícula? Não deixe mais nada para amanhã. Encare. Mude hoje e não deixe para “quem sabe um dia”. Mate o gigante de hoje com firmeza e ousadia. Você pensa que eu já matei todos os gigantes? É um por vez... são as cobranças, a insegurança, os problemas do dia a dia. Vença hoje e rabisque a frase “vou deixar para amanhã”.

Um comentário:

my room disse...

Oie amiga adoro muito seus textos, você escreve maravilhosamente bem!
Deus abençõe beijos!