segunda-feira, 5 de abril de 2010

Mentes Tranquilas, Almas Felizes

Por Fernanda Santiago Valente

É o mais novo livro de Joyce Meyer, uma das líderes cristãs mais influentes dos Estados Unidos. Neste livro a autora ensina a dominarmos a nossa mente, ensina a jogarmos fora todos aqueles pensamentos que são destrutivos em nosso dia a dia. Arrancar os sentimentos que nos atrapalham como o orgulho, amargura, ódio, julgamento e crítica, trapaça e mentiras, raiva, rebelião, inquietação, medo e negatividade em nossos relacionamentos, seja no lar, trabalho, igreja ou outras situações são ensinamentos de mudanças que Joyce propõe para as nossas vidas.
Trocar o orgulho pela humildade é o primeiro passo para quem quer ter uma vida repleta de pensamentos tranqüilos. Joyce explica que a discórdia começa através do nosso orgulho, a nossa mania de achar que estamos sempre certos. Viver o tempo todo controlando as pessoas e o mundo através da nossa força, não nos faz bem, pois assim, estamos discordando sempre das pessoas. “A discórdia mata a benção e a força de Deus”, pág 39.
Outro problema que nos torna prisioneiros de nós mesmos é a insegurança. Uma pessoa insegura envenena a vida de muitas pessoas e é por isso, que devemos aprender a confiar em Deus. O estresse gerado através da nossa insegurança com o mundo nos trás pensamentos negativos: “Ainda que pensamentos, palavras, emoções e relacionamentos negativos possam causar estresse - e que o estresse possa causar doença -, pensamentos, palavras, emoções e relacionamentos positivos podem trazer saúde e cura. Pense no que dizem as Escrituras: “O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos”(Provérbios 14.30). Distúrbios emocionais como a raiva, a inveja e o ciúme corroem uma boa saúde e um corpo são. Uma mente calma e pacífica leva saúde a todo ser”. pág. 61
A autora explica ainda que quando matamos a nossa vida espiritual, damos lugar a nossa carne. Nisso, geramos discórdias com nós mesmos, com Deus e com os outros. Falando de suas experiências pessoais, Joyce relata todos os tipos de sentimentos que foram tratados em sua vida, em relação a vida conjugal, relacionamento com seus filhos, com sua igreja e trabalho:
“Outro modo de desfrutar de relacionamentos harmoniosos é aprender a focalizar os pontos fortes da pessoa e não suas fraquezas. De fato, se mais casais aprendessem a fazer isso, haveria muito menos divórcios.” pág 106
“Se você ama seus filhos, liberte-os, aceitando-os como são. Se seu amor for verdadeiro, eles voltarão para você” pág 124.
Viver em paz com si mesmo e com os outros é a lição principal deste livro. Se você está vivendo a desarmonia e a discórdia em sua vida, descubra neste livro as facetas do amor que matam a discórdia: paciência, bondade, generosidade, humildade, cortesia. Altruísmo, temperamento afável, inocência, sinceridade. Descubra como funciona cada um desses temperamentos e esteja proposto a encarar as mudanças do dia a dia. A mudança que nosso chefe, amigos, líderes, cônjuge e outros propõe e que ao invés de entregarmos tais mudanças nas mãos de Deus, geramos discórdias e conflitos.
“Mudanças no lar, no trabalho ou na igreja podem produzir enorme estresse, o que nos deixa mais vulneráveis à discórdia. Precisamos estar alertas durantes tais períodos e prosseguir, confiando a Deus a situação para que seu poder e suas bênçãos possam fluir sem obstáculos para nossas vidas” pág 162

Sobre a autora: Joyce Meyer é autora Best-seller do The New York Times e já escreveu mais de 70 livros, ministrando aproximadamente 20 conferências por ano. Os Ministérios Joyce Meyer já se espalharam por todo o mundo, com escritórios nos EUA, Austrália, Canadá, Brasil, Inglaterra, Índia, Rússia, África do Sul. Já vendeu mais de 2,5 milhões de livros, além de 1 milhão de exemplares doados em todo o mundo. Seus programas de rádio e TV, Desfrutando a vida diária, são transmitidos internacionalmente. Além de doutora em divindade pela Universidade Oral Roberts, é também Phd em Teologia pela Universidade da Vida Cristã em Tampa, Florida. Em 2005, a revista Time a incluiu entre os 25 líderes cristãos mais influentes dos EUA.

6 comentários:

Alessandra disse...

gosto dos livros da Joyce,tenho alguns,e suas ministrações me edificaram tremendamente várias vezes.Estou terminando o processo de publicação de meu primeiro livro,pra fim deste mes ou início do próximo.Obrigada por seguir meu blog,gostei muito do estilo do seu e das palavras do seu perfil...um abraço,certamente voltarei.

carol m. disse...

dica de cultura é sempre bem vinda, gostei dos seus comentários sobre o livro, vou procurá-lo e ler. preciso mesmo me livrar de alguns pensamentos e sentimentos ruins...
belo post, adoro ler :D
volta lá no .plushmoon. quando quiser

beijos

Priscila Rodrigues disse...

Perfeita explicação, até deu muita vontade de ler.

Acho que é tudo que eu preciso pra espantar alguns fantasmas.. rs.. pensamentos insanos.

Vou procurá-lo.. obg pela dica.

Ps: Adorei tc contigo.. =)

Beijos..

Anônimo disse...

Fernanda,esse livro deve mesmo ser muito bom!Eu confesso que não tenho raiva,ciumes,inveja,essas coisas...mas tenho insegurança...vou anotar pra procurar nas livrarias.Agora estou lendo "Uma mente inquieta" Tb muito bom!Obrigada pela dica!Bjs,

Unknown disse...

Muito lindo teu blog. Parabens!

Anônimo disse...

Este livro me parece ser muito bom gosto muito dos livros da Joyce atualmente estou lendo "campo de batalha da mente" que é um livro excepcional e maravilhoso abri muito minha mente com ele e aconselho... Quando terminar de ler ele com certeza vou comprar mentes tranquilas almas felizes que acredito tambem ser muito bom!