terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Jejum e Oração

Por Fernanda Santiago Valente


Hoje Deus me levou a refletir na Palavra de Esdras, capítulo 8, dos versículos 21 ao 23:

Então apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos filhos e para todos os nossos bens.
Porque tive vergonha de pedir ao rei, exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo pelo caminho; porquanto tínhamos falado ao rei, dizendo: A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas o seu poder e a sua ira contra todos os que o deixam.
Nós, pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus, e moveu-se pelas nossas orações.
Nesta passagem, Esdras pede em primeiro lugar para Deus preparar o caminho. Este foi o foco principal do jejum. A segunda coisa que Esdras pediu foi para proteger seus filhos e tudo o que tinham e o terceiro propósito do jejum: ele pede a Deus libertação, pois teve vergonha de pedir ao rei exército e cavaleiros. Foi exatamente por isso que Deus foi misericordioso e atendeu suas orações.

Para entendermos:

Esdras (do hebraico Ezra עֶזְרָא ,abreviação de עַזְרִיאֵל "Aquele que ajuda, Ajudador, Auxiliador) Ele liderou o segundo grupo de retorno de israelitas que retornaram de Babilónia em 457 a.C. Descendente de Arão, o primeiro sumo-sacerdote de Israel. Esdras era escriba (copista da lei de Moisés) entendido na lei de Moisés.
Esdras recebeu ordem do rei Ciro para ir até Jerusalém. Ele levaria oferta para o templo, judeus que quisessem voltar com ele e pessoas para trabalhar no templo (levitas, servidores do templo, porteiros, cantores). O objetivo da missão dele era ver como estava a condição espiritual do povo judeu. Com as ofertas ele teria que comprar animais e outros produtos para serem utilizados nos sacrifícios. Esdras tinha também autoridade para nomear magistrados e juízes que julgassem o povo além do Eufrates.
Ele partiu e parou no rio que corre para Aava. Lá ele percebeu que não havia nenhum levita. Então ele mandou buscar levitas em Casifia, onde encontraram levitas e servidores do templo. Depois eles jejuaram para se humilharem perante Deus e pedirem proteção na jornada.
Chegaram na cidade e repousaram três dias. Pesaram o ouro e a prata os objetos para a CASA DE DEUS. Após isso Esdras encontrou o povo em grande pecado, eles estavam se misturando com os povos de outras terras, desobedecendo a Deus. O povo se reuniu com Esdras se arrependeu e eles despediram as mulheres estrangeiras.

Reflexão:

Note que através do jejum e da oração, Deus nos dá tudo o que pedimos. Só que quando somos abençoados, paramos de orar e jejuar. Aí entra o pecado, nos afastamos de Deus. Precisamos ter uma vida de oração permanente. Temos que jejuar pelas nossas possessões e crer no mover de Deus. Não podemos ser ingratos. Deus está ao nosso lado todo o tempo. Nós é que somos egoístas e nos afastamos DELE. Por isso, a partir de hoje, vamos orar e jejuar uns pelos outros.

Como jejuar?

O jejum pode ser feito da seguinte maneira:

Você entrega um período da sua vida a Deus: manhã, tarde, noite ou até mesmo o dia todo. Desde que este jejum seja feito com oração e não apenas ficar sem comer. O jejum é um sacrifício. É uma entrega. É um momento em que Deus fala se fizermos tudo conforme Sua vontade: orando.

A oração nos revela muitas coisas...

Você também pode fazer um jejum a Deus, onde você entrega o seu alimento preferido. Por exemplo, você fica um determinado tempo sem comer a fruta, o doce, o suco, o prato que mais gosta. Eu já fiz essa experiência. Fiquei um ano sem tomar café, sendo que eu era viciada em café. Fiz este jejum em propósito do meu casamento. Deus mais uma vez me surpreendeu...
Você também pode fazer jejum bebendo apenas água... isso vai do seu coração, mas desde que você permaneça orando todo o tempo.

2 comentários:

Ariana Braga disse...

é verdade, somos egoistas e nos afastamos da presença do senhor quando conseguimos oque queremos, acabamos nos esquecendo que quem deu foi nosso Deus e naum agradecemos pela benção.
Mas o senhor Jesus é tão bom que não se afasta da gente. sempre ali cuidando da gente.
Bom eu acho que não cosneguiria fazer jejum de café. rsrsrsrsr
qualquer outra coisa. menos café. naum consigo ficar sem café.

Ana claudia disse...

Olá graça e paz, benção pura seu blog. Que 2010 seja um ano de plenitude em todas as áreas, um ano de qualidade e de muitas conquistas em Deus. Se quiser nos visitar será uma alegria.
blogdamulhercrist.blogspot.com