quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Caladinha!

Por Fernanda Santiago Valente


Falo pouco. Ouço muito. E quando falo, as pessoas não tem muita paciência de me ouvir.

Às vezes chuto o pau da barraca. Tudo desaba. Simplesmente porque arranco do coração tudo o que sinto. A bíblia diz que devemos guardar o nosso coração. Sei muito bem sobre isso...
Uma palavrinha minha mal entendida poderá virar um reboliço. Odeio quando sou mal compreendida. Sou mal compreendida porque as pessoas não ouvem direito. Elas só querem ouvir aquilo que é interessante pra elas. Guardar a boca e a língua é uma virtude, pois ficaremos longe da acusação. Prometo, minha língua está guardadinha... Mas como ouço muito, a língua está azedinha, e se azedar demais, vai afetar o coração, e então, sairá dela tudo aquilo que as pessoas não querem ouvir.
Para entender, na época em que fui líder do ministério de teatro da minha igreja, montei uma esquete sobre “A língua”. Tinha uns 10 atores e a idéia era fazer um telefone sem fio. Um ligava para o outro para fazer uma fofoca. Era mais ou menos assim:

A língua - Telefone sem fio

Fábio: _ Fernanda, tudo bem? Sabe estou te ligando porque preciso de sua ajuda para orar pela irmã Paula, ela perdeu o emprego, e precisa muito da nossa oração. Você me ajuda?

Fernanda: _ Claro que ajudo irmão Fábio. (e já liga para outra pessoa)... Irmã Andréia, a paz, to te ligando para pedir sua ajuda para orarmos pela irmã Paula, ela perdeu o emprego, acho que ela desviou algum dinheiro do caixa, por isso foi mandada embora.

Andréia: _ Misericórdia irmã. Vou orar por ela sim. Para que não faça mais isso.... (E liga para outra pessoa)

Vinicius - Alô!

Andréia: Oi irmão Vinicius, estou te ligando para pedir ajuda em oração pela vida da irmã Paula, pois ela roubou a empresa que ela trabalhava e parece que ainda teve um caso com o patrão.

Vinícius: Nossa! A irmã Paula fez isso. Sangue de Jesus tem poder! Deve estar endemoninhada. Precisa muito de oração mesmo.

(Vinícius liga para Paula)

Paula: _Alô!

Vinícius:_Oi Paula, aqui é o irmão Vinícius, estou te ligando porque fiquei sabendo que você roubou a empresa que trabalhava e que está tendo um caso com o seu patrão. Irmã, por que está fazendo isso?

Paula: _ Não, não é nada disso. Eu simplesmente perdi o meu emprego. A empresa está cortando o número de funcionários. É isso. Preciso de um outro emprego urgentemente. Não tenho caso nenhum com o meu chefe. Quem te contou um absurdo desses?

Vinícius: Então isso que me contaram não é verdade?

Paula: Não, não é verdade!

(Vinícius liga novamente para a Andréia e desmascara a fofoca, em seguida, liga para Fernanda e depois para Fábio, desmascarando a fofoca de todos)

Essa é a mensagem. Não devemos levar o problema das pessoas adiante. Se não puder orar, não fique tramando discórdias. GUARDE A SUA LÍNGUA. E quando ouvir algo, vá direto a fonte. Compreenda a verdade. Sempre! Se você tem algo a ser compatilhado na sua igreja, converse diretamente com o seu pastor ou intercessor. Não compartilhe os seus problemas com qualquer um.

O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias
Pv 21.23

Obs: Se quiser montar esta apresentação em sua igreja, é só acrescentar uma frase em cada fofoca. O último ator ligará para a vítima e desmascarará todos os outros. Nesta apresentação, todos os atores vestiam preto e os rostos pintamos de branco. Utilizamos copos plásticos descartáveis ligados com barbantes para fazer de telefone. Como se fosse aquela brincadeira de criança, quando liga as latinhas com barbantes. A idéia principal é fazer o telefone sem fio, onde no final a história está toda diferente.

Você pode usar latinhas também. Vai da sua criatividade. É uma dica!

5 comentários:

Ju Fuzetto disse...

Muito bom Fê!!!


A língua ás vezes é o pior inimigo do ser humano.... rsrsr

beijos

Jordana Flávia disse...

Que idéia legal Fernanda! Acho que as pessoas que gostam muito de falar das outras estão sempre fugindo de olhar para si mesmas. Então elas se voltam para o outro ao invés de conhecer e trabalhar suas próprias fraquezas. Ainda bem que sempre é tempo de mudar...

Ariana Braga disse...

A fofoca é uma das coisas mais horriveis, que há no meio da igreja e fora também. eu odeio isso só gera confusão e contenda. E pode resultar em mágoas entre amigos. Adorei essa ideia de peça.

Priscila Rodrigues disse...

Oi linda..

Fofocas... onde vamos ou onde estamos sempre há quem nos critica.
Saber ouvir é divino sim, saber falar e como se expressar pode ser uma ajuda a quem esta confuso ou perdido.

Legal esse telefone sem fio, é assim mesmo que acontece.

*Eu mudei de template faz dois dias e esqueci de colocar meus seguidores.. rs.. já arrumei tah.

Obg pela visita e fico feliz em fazer parte de suas historias.

Beijos..

Anônimo disse...

Façamos da lingua uma extensão do coração. Que cada ligação seja para o bem do irmão isenta da distorção.

Não deseje ao próximo aquilo que aniquila a alma. Perturba o cérebro...Atribula...Tira a calma...

Abraços fraternos.

Luiz Augusto da Silva.

Olímpia - São Paulo