domingo, 28 de dezembro de 2008

Biscoito chinês da sorte?


Não é todo mundo que abraça e curte o “modismo comportamental”. Dessa vez, a moda é a comida chinesa. Todos os meus amigos não paravam de comentar sobre o tal prato de yakisoba. Por isso, eu e meu esposo fomos conferir.
A novidade?
_Não gostamos.
Pedimos o clássico, que é um macarrão sem graça com legumes, pedaços de carne, de frango e champignon. A verdade é que não gostamos do tempero. Prefiro fazer em casa. O que as pessoas acham de graça nisso?
Ganhamos de sobremesa o biscoito chinês da sorte. Biscoito da sorte? Como assim? Isso existe mesmo?
O biscoito da sorte vem com um bilhetinho dentro com umas frases muito toscas como: “Traga ao mundo paz e segurança em virtude de sua ação ordenadora”; “O sorriso do próximo é a maior recompensa”. Para completar, atrás desses papeizinhos vem uma série de números. Será que é para jogar na loteria?
Não! Não é!
Esse negócio de comida chinesa é mais uma das propagandas americanas. Nem os chineses conhecem os biscoitos que se dizem deles. Confira esse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Bp4IGgQoVQE

E não é só isso. A propaganda dos biscoitos da sorte também pode ser vista no filme americano “Sexta-feira muito louca”, onde mãe e filha que não se entendem passam a viver a vida da outra quando degustam o biscoito da sorte. Mãe e filha passam a se entender por causa dos biscoitinhos. A idéia é boa, mas pura ilusão..
Assim como a comida foi para mim...

Tem gosto para tudo e nesse gosto não me encaixei...

...prefiro a lasanha quatro queijos que a minha sogra faz. Isso sim é uma delícia

domingo, 16 de novembro de 2008

Sua vida nunca mais será a mesma



Se você tem a mania de adiar compromissos, deixar tudo para depois e não se importar com o dia de hoje, lembre-se que esse seu modo de vida pode mudar após ler o livro “Um mês para viver”, de Kerry e Chris Shook que chegou recentemente às livrarias.
O livro é um exercício para educar a vida e você vai precisar de 30 dias para lê-lo. Cada dia você receberá um convite para se alto conhecer e ainda buscar novas formas de viver. Como? Imagine se você tivesse apenas 30 dias de vida?
A minha pior mania era deixar tudo para amanhã. Tirei isso da minha vida. Tudo o que eu puder fazer, faço hoje. O dia de hoje tem que ser alegre, começar com uma oração ou melhor, uma conversa espontânea com Deus, que acontece entre a hora de se levantar até a hora de dormir.
Aprendi a passar mais tempo com a família, valorizar as pessoas que estão ao meu redor, seja no trabalho, na fila do banco ou até mesmo nas ruas. Pude resgatar talentos que decidi jogar no lixo durante o passado e com eles buscar novas alternativas para não mais desistir.
Perdoar, praticar exercícios, reencontrar velhos amigos, compartilhar sentimentos e viver de uma forma extraordinária são alguns ensinamentos dos autores Kerry e Chris, que casados há 25 anos, fazem de suas experiências de vida uma maravilhosa reflexão para o nosso dia a dia.
Pessoas que estão sem rumo, faltando propósitos de vida e sem referência e motivo para viver encontrarão novas formas de enxergar a vida após ler este livro surpreendente que indico a todos. Sua vida nunca mais será a mesma, eu garanto.

Confira mais artigos de livros visitando o meu site: http://www.jornallivrearbitrio.com/

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Você está muito velho para conquistar alguma coisa

Helena, de Hécuba e eu, de Helena de Tróia, na peça "As Troianas"
Ouvi esta frase semana passada, de uma pessoa que estava liderando uma reunião. “Muitos aqui estão velhos. Esta é a última oportunidade de sua vida!” Diante dessa frase, que veio de um líder, observo que não houve motivação. Como assim velhos?
No meu conceito e pensamento, Deus dá oportunidades a todos os níveis de capacidade e idade. Quem coloca impedimento em conquistar algo, somos nós mesmos.
Conheci uma senhora, chamada Helena, isso, em 1998, quando eu participava do GEXTUS – Grupo Experimental de Teatro da UniSantos. A Helena fazia a personagem principal da nossa peça. Esta senhora era um exemplo, já tinha os seus 70 anos e mesmo assim não desistiu do seu sonho: ser atriz.
Ela só foi realizar este sonho quando o marido faleceu. Ela era muito reprimida e foi impedida de realizar suas vontades quando ainda era jovem. Só que isso deu um salto positivo em sua vida. Helena brilhou no teatro. Ficou em segundo lugar, de melhor atriz, no FESTA – Festival de Teatro Amador de Santos, em 2001, na Peça “As Troianas”, onde fazia a personagem Hécuba. Helena infelizmente faleceu em 2002, mas conquistou o que tanto queria: atuar.
Quem conheceu Helena, tenho certeza que jamais esquecerá. Eu não esqueci e nunca vou esquecer.

As pessoas tem mania de jogar um balde de água fria em nossas vidas, mas quero deixar claro que nada é impossível, nunca está tarde para você fazer algo. Basta apenas você começar.
O segredo? Comece hoje e esqueça todas as palavras contrárias que disseram a você. Quer mudar de profissão? Mude!
Quer mudar de cidade? Mude!
Quer começar a estudar? Comece agora...

Busque aquilo que arde dentro de você, pois Deus te abre um leque de oportunidades todos os dias. Não desista! Basta apenas você agir e acreditar.

sábado, 8 de novembro de 2008

Você já foi café com leite?



Quando eu era criança adorava brincar de pega-pega, esconde-esconde entre outras brincadeiras que envolviam todas as crianças da rua. Lembro que as crianças menores, para não ficarem de fora das brincadeiras, eram consideradas café com leite.
Hoje, já não sou criança, mas em algumas situações me vejo como café com leite.
Por exemplo, num trabalho.
Me convidam para coordenar um projeto. Então, penso que posso ter autonomia, já que a minha função é coordenar. Só que noto que nesta equipe de projeto, todos tem autonomia, todos querem fazer a mesma coisa e não querem trabalhar exclusivamente cada um em seu foco.. Então, concluo que sou café com leite. Já que não sou a voz direta do projeto. Coordenando um projeto, penso que, o meu líder passa tudo diretamente pra mim, e eu, distribuo para a equipe. Mas não é assim...
Outros me passam o que devo fazer, com ordem do líder geral. Então, sou o quê? Café com leite né?
Se eu me imponho na frente de todos, são contrários a mim. Não há respeito. Não há direção. Não há cooperação.
Se eu ainda fosse criança, ficaria feliz com o cargo, pois seria apenas um cargo...
Mas um cargo por apenas cargo, por apenas títulos, não há realização. Se desenhei um projeto, ele deve ser obedecido. Se recebi a função de coordenar, devo ser obedecida. O que vejo é que nos dias de hoje as pessoas estão louquinhas para puxar o nosso tapete. Basta apenas piscar os olhos.

Você tem alguma situação parecida?

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Quando de repente perdemos o foco

Você já se sentiu perdido alguma vez na vida? Perder de repente o foco de quem realmente você é? Pois é, ontem, eu me sentia assim. Fiquei pensando sobre os sonhos que eu tinha quando eu era criança e adolescente e fiz questão de anotar cinco talentos ou dons que sinto que tenho.
1 – escrever
2 – atuar
3 – desenhar
4 – elaborar projetos de comunicação (criação)
5 – ensinar

Estes são os dons que ardem dentro de mim, mas alguns deles estão parados. Em algum momento perdi o foco, e os deixei de lado. Amo escrever, mas de repente parece que as palavras não surgem. Estagnei! Sempre amei atuar, estudar vários textos, desenhar um personagem... mas, em algum momento, ouvi uma voz: pára com isso! Essas coisas são bobagens.
Quando foi que parei de desenhar? Eu adorava desenhar caricaturas, principalmente dos meus amigos. Parei!
O que eu mais tenho guardado na gaveta são projetos: pilotos de rádio, de TV, de comunicação. De repente também parei. Por quê?
Porque me disseram que esse mundo é muito concorrido e o meu nome não é nada conhecido. As vozes me disseram que eu deveria desistir.
O último dom que tenho é ensinar. Gosto de passar adiante os meus conhecimentos... e descobri isso, agora que sou professora de artes gráficas.

Dentro desses dons, os que mais ardem dentro de mim é escrever e atuar.

Para realmente confirmar se esses dons na minha vida são verdadeiros, perguntei aos meus familiares quais os cinco dons que eles enxergam em mim, desde a infância.

Meu irmão, na seguinte ordem, respondeu:

1 – escritora, pois gosta de escrever
2 – Professora, pois ensina bem
3 – Webdesigner porque sabe desenhar
4 – produtora, sempre gostou de TV
5 – fotógrafa porque adora fotos

Minha avó respondeu:

1 – escritora/poetisa
2 – desenhista
3 – professora
4 – atriz
5 – dançarina

Minha avó destacou que quando eu era criança, ganhar uma boneca de presente não me deixava feliz. O que abria o sorriso no meu rosto era ganhar canetas coloridas e lápis de cor...

Minha mãe:

1 – escrever
2 – artes em geral

Minha mãe só respondeu isso.

Depois disso, perguntei ao meu esposo:

1- Escrever
2- Atuar
3- Ensinar

Aí, ele me deu algumas outras qualidades que não coloquei aqui porque não são talentos, e sim, características da minha personalidade.

Perguntei também para uma amiga, e quatro adolescentes da igreja que não me conhecem tanto.

Minha amiga Kelly destacou que eu tenho o dom de ensinar.

Jéssica falou que tenho o dom de ensinar

Dayane também falou que tenho o dom de ensinar, também de dançar. (que não seja a dança das cadeiras. RS)

Para a Daniela, tenho o dom de ensinar, cozinhar e dançar.

Agora a Carol, não citou nenhum dom, apenas características da minha personalidade.

Enfim, conclui que os meus dons são coerentes e notáveis. Tenho que investir neles e jamais deixá-los enterrados.


Quando foi que você parou de acreditar em seus talentos?

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O mais importante é o amor



Se eu for capaz de falar todas as línguas dos homens e dos anjos e não tiver amor, as minhas palavras são como o badalar de um sino ou o barulho de um chocalho.

Se eu tiver o dom de declarar a palavra de Deus, de conhecer os seus mistérios e souber tudo; e se eu tiver uma fé capaz de transportar montanhas e não tiver amor, não valho nada.

Ainda que eu dê em esmolas tudo o que é meu, se me deixar queimar vivo e não tiver amor, de nada me serve.
O amor é paciente e prestável. Não é invejoso. Não se envaidece nem é orgulhoso.

O amor não tem maus modos nem é egoísta. Não se irrita nem pensa mal.

O amor não se alegra com uma injustiça causada a alguém, mas alegra-se com a verdade.

O amor suporta tudo, acredita sempre, espera sempre e sofre com paciência.

O amor é eterno. As profecias desaparecem; as línguas acabam-se; o conhecimento passa.

Pois tanto as nossas profecias como o nosso conhecimento são imperfeitos.

Quando chegar aquilo que é perfeito, tudo o que é imperfeito desaparece.

Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança. Depois tornei-me adulto e deixei o modo de ser de criança.
Agora vemos as coisas como num espelhoe e de maneira confusa. Naquele dia, vemo-las frente a frente. Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas naquele dia vou conhecer como Deus me conhece a mim.

Agora existem três coisas: fé, esperança e amor. Mas a mais importante é o amor.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

É proibido chorar!



Noto que a cada dia as pessoas se escondem. Não querem mais expor o que realmente sentem. Elas não choram mais em público. Talvez por vergonha, medo ou até mesmo devido ao vazio que anda tomando conta dos corações. Hoje, quando eu estava na fila do supermercado a moça do caixa estava chorando. Enquanto cada cliente passava as compras ela dava o seu boa noite e deixava cair uma lágrima. Dava pra ver que o coração dela doía.
Quando chegou a minha vez de passar as compras ela chamou uma colega de trabalho para que ficasse em seu lugar pois precisava ir ao banheiro. Quando ela saiu, o comentário da amiga ficou no ar: Não sei o que aconteceu. Cheguei agora. Foi só a moça sair para enxugar suas lágrimas num lugar escondido que todos começaram a comentar sobre o ocorrido sem saber de nada.
As pessoas andam totalmente frias. Ninguém se presta a ajudar, nem sequer a falar algumas palavras. É difícil explicar o tamanho da falta de emoção e sentimentos puros. Parece que as pessoas não querem mais se importar. Cada um vive por si.
Aquela moça só precisava de um abraço, de compreensão!
Devemos sim chorar, arrancar toda angústia e não ter medo de demonstrar o que sentimos. Sempre depois de um rio de lágrimas virá um sol cheio de sorriso.
Jamais proíba os sentimentos. Não deixe o seu mundo se tornar vazio e frio. Nós precisamos sim um dos outros, não só para sorrir, mas também para chorar...

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Dia Nacional das Artes


Arte é expressão, é o pensamento de cada época.
Arte é vida!
Arte é poesia!
É teatro, música, literatura, cinema, pintura
Arte é tudo aquilo que encanta e ao mesmo tempo incomoda.
A arte é o grito da realidade
Arte é sentir;
A interpretação é individual.

Parabéns a todos os artistas, em suas variadas expressões.

sábado, 9 de agosto de 2008

Ainda lembro o que passou...

Era um dia ensolarado
Num quarto de hospital
Dentro, tudo escuro
Lá fora, algo que não veria mais
Foi o último olhar
Que carrego há 20 anos
Parece que foi ontem...
Ainda carrego a última frase dentro do coração:
_Nunca corte o seu cabelo! (ele gostava de cabelos compridos)
Ele sabia que iria partir
Sabia que não voltaria mais
Eu era uma criança
Não compreendia ainda aquele olhar tão triste
Lembro que ele emagreceu muito
Lembro que já não tinha cabelos
Eu era criança, mas lembro
Lembro também dos bons momentos
Eu o esperava chegar do trabalho
Jamais ia dormir sem lhe dar um beijo
Ele sempre chegava com um presente
_canetas coloridas, lápis de cor, cadernos
Era disso que eu gostava
Foi com ele que aprendi a escrever
Mas ele não me viu crescer...
No dia seguinte, só um aviso:
_Filhinha, o papai foi para o céu.
Foi quando parei de tocar o piano
Pois a música era pra ele.

Obs: O meu pai morreu aos 32 anos, no auge da sua vida profissional. Morreu de câncer no pulmão. Fumava 3 maços de cigarros por dia.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

As mulheres preferem o chocolate

Não dá para substituir o chocolate por outro doce. A química que ocorre entre o chocolate e o nosso prazer é essencial. O chocolate vicia devido a um de seus componentes básicos, o aminoácido feniletinamina, que estimula a produção da serotonina, substância que fabricamos em situações de felicidade e prazer. (assim como o sexo – para algumas, até melhor)
(diálogo entre esposo e esposa)

João Thiago diz:Oi amor, estava ouvindo agora uma matéria na rádio Band sobre o prazer que os chocolates produzem.
Fernanda diz:
a é? Me conta...
João Thiago diz:
Em todo o mundo, as mulheres preferem o chocolate ao prazer sexual.
Fernanda diz:
Me perdoa em dizer isso, mas é verdade.
João Thiago diz:
No Brasil, 83% das mulheres consideram o chocolate irresistível, enquanto 70% das mulheres acham o sexo irresistível. Por isso as mulheres estão gordas... a busca pelo prazer alcançou o nível da obesidade - "ai, eu estou enorme, mas estou tão bem...."
Fernanda diz:
Faço parte dos 83% (mas ainda não sou obesa). Você ainda precisa superar o chocolate.
João Thiago diz:Os homens precisam se preocupar, pois se o chocolate aprender a ganhar dinheiro, a gente tá ferrado.
Fernanda diz:
Ah, pior que está mesmo. Já tem que vir dar um beijo com um bombom na mão, e é capaz que segurando o bombom já não queira o beijo.
João Thiago diz:Imagina, se o chocolate trocar pneu então, pelo amor de Deus... A gente derrete no calor que nem chocolate... só que mais fedido.
Fernanda diz:
Chocolate não fede, tanto é que existe até shampoo de choco late, sabonete de chocolate
João Thiago diz:Acho que isso é outra vantagem, o chocolate não fede, o chocolate não ronca, não solta pum debaixo do cobertor, não fala que a mulher está gorda (aliás, se estiver gorda, ele acha maravilhoso, é sinal de que o relacionamento está ótimo)
Fernanda diz:Delicioso chocolate
João Thiago diz:
mas o homem também tem algumas vantagens diante do chocolate....
João Thiago diz:
(silêncio)
João Thiago diz:
alguém?
João Thiago diz:
uma vantagenzinha, então...
João Thiago diz:
é... o chocolate é melhor em tudo mesmo...


Mais vantagens ao chocolate:

- Afasta a depressão
- faz bem ao coração
- É delicioso e nos faz feliz!

E se quiser conferir mais... leia o livro abaixo


Depois de um daqueles momentos deliciosos que só um chocolate proporciona, a especialista em chocolate Theresa Cheung criou sete princípios que vão ajudar você a viver com mais entusiasmo e paixão. "Descubra qual é o seu recheio", "Deixe que ele derreta na boca" e "Não precisa comer a caixa toda" são só uma amostra do que você vai encontrar neste livro. Com a surpreendente história do chocolate e outras curiosidades, Melhor do que Sexo vai levantar o seu ânimo, enchê-lo de coragem e ajudá-lo a aproveitar os maiores prazeres da vida.

É isso aí!

E João Thiago diz pra mim:

Você é melhor que chocolate!


E termino com uma receita: Uma colher de creme de avelã com chocolate dentro do café. Melhor que isso? Só um beijo de chocolate derretido.
Até amanhã!

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Por que o Brasil é o País da vantagem?


Você acorda disposto a procurar um emprego. Entrega vários currículos e nada. No dia seguinte um amigo simplesmente te indica para fazer uma entrevista. É contratado.
Eu estava analisando a minha vida. Até hoje nunca arranjei um emprego que não tivesse sido por indicação. Está certo que me considero uma profissional qualificada, mas creio que eu poderia sim trabalhar numa revista ou jornal de renome, mas não estou lá simplesmente porque não conheço ninguém. Pra subir na vida basta um empurrão.
Estou lembrando de uma época que eu não arranjava emprego em nenhum lugar, então decidi trabalhar com promoções e eventos. Sem experiência, fui levar um currículo numa agência de promoções a qual eu não conhecia ninguém. Em 15 dias me telefonaram para fazer um teste. Passei. Assim que me contrataram a responsável pela agência me perguntou: _Você é prima da Carla? Eu falei: _Carla? Não, não conheço nenhuma Carla... Aí ela respondeu: _ Ah, pensei que fosse, pois você tem o mesmo sobrenome que ela.
Então pensei, só fui contratada porque houve um engano, ela achava que eu era prima dessa tal de Carla. Dei graças a Deus pela desconhecida Carla ter o mesmo sobrenome que eu. Dei graças a Deus também porque depois desse trabalho fui contratada para muitos outros pela mesma agência, pois acabou gostando do meu trabalho.
É! No Brasil ou você conhece alguém para abençoar o seu caminho ou então ora a Deus para que o desconhecido te contrate.
Ontem, um amigo meu veio em casa para que eu montasse um documentário para uma Organização não governamental criada por vários empresários que moram na cidade do Guarujá. Assim que li os documentos, fiquei assustada com tantas besteiras que tive que ler. Meu amigo, também jornalista, ficou rindo comigo: _É! Nós, dois pobres, corrigindo os textos dos ricos... O que seria do mundo se não fossem os jornalistas? Óhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh! Me senti né?
Mais uma vez noto que por trás de uma grande empresa, existe um chefe burro que paga para um assessor ou jornalista criar todas as idéias. O infeliz não ganha nada por isso e o burraldo é visto em todos os lugares. Alguns são inteligentes e outros são espertos. Uma vez um ex-chefe meu disse que ele não se importava em não ser inteligente, disse que não gostava de ler mesmo, o que valia pra ele era continuar sendo esperto: manipulando todo mundo e ganhando dinheiro a custa dos outros.
Penso que na política não seja diferente. Os espertos estão dentro dela. O povo nem se interessa. Educação? Pra quê? Se depois de formado será mais um currículo vazio esperando uma oportunidade. A falta de emprego vai gerando a moda de ganhar dinheiro fácil: piratarias, tráfico de drogas e prostituição.
Em qual dessas áreas você se encaixa?
Como mudar isso?
Penso que a resposta seria começar a estudar e conhecer mais a nossa cultura. Só assim teremos como adquirir os nossos direitos e fechar as portas daqueles que querem ganhar dinheiro através dos nossos esforços.
O salário mínimo deveria triplicar. É uma vergonha! O que você faz com R$415,00? Não dar nem para pagar a metade da mensalidade da faculdade.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Um casal feliz vive em concordâncias


A conta é dele ou dela? Casaram para dividir ou separar? Por que ontem ela foi dormir no sofá? Ela decidiu comprar um fogão novo sem avisá-lo? Ele saiu com os amigos e nem a convidou? Estão disputando o controle da televisão? Gostaria que ele não tivesse tanto defeito? Quer que ela te obedeça? Então vamos parar de brigar e entrar em concordância?


Dizem que todos os casamentos são iguais, mas os que permanecem são aqueles que sabem lidar com as dificuldades e respeitar o espaço do outro. Você deve estar perguntando: como assim?_Pois é, antes de se aventurar no tão sonhado casamento o casal já deve colocar em mente que já não são mais dois, e sim, apenas um. Isso mesmo, um. Um passa a ser como o outro. Já não se sonha sozinho, mas sim, juntos. Duas pessoas vivendo um objetivo apenas. Agora, se nada está dando certo, os objetivos de ambos são independentes, não dará para realizarem os sonhos, pois as mágoas, brigas e falta de comunicação separarão o casal.


Existe amor, química, afeto, mas o mais importante é o companheirismo. Homem e mulher devem andar lado a lado. O homem é “o cabeça”, é o responsável pelas decisões que são tomadas numa vida a dois, mas isso não significa que ele vá tomar decisões sem comunicar com sua amada antes. Tem que haver diálogo. Os dois devem compartilhar e mais que casados, devem ser amigos. Hoje, vivemos numa nova época, onde a mulher não é apenas dona de casa. Ela trabalha, muitas vezes para ajudar o seu esposo, pois muitas vezes só um trabalhando não dá para suprir todas as necessidades do lar. O homem também ganha uma nova face, ele também cuida do lar. Já que os dois trabalham, cooperação é tudo. E o dinheiro? É dele ou dela? O dinheiro tem que ser dos dois. Devem juntar suas economias numa conta só. Ambos devem enumerar as prioridades de suas vidas. Um carro? Uma viagem? Uma casa? Um passeio? Devem administrar juntos, pois assim chegarão ao sucesso e descobrirão muitas coisas em comum.


A mulher é perceptiva, por isso o homem deve ouvi-la. O homem é conquistador, por isso a mulher deve deixá-lo tomar as decisões. A mulher é uma grande conselheira. O homem é o braço forte. A mulher é coração. O homem é razão. É por isso que ambos devem se entender e dividir tudo o que são e o que desejam, pois assim serão muito felizes e abençoados, pois Deus está presente onde há concordância.


Comece a unir os seus sonhos hoje. Conserte os erros hoje. Não deixe para amanhã.
o minidicionário Houaiss já está nas livrarias

O que muda?

TREMA

O sinal deixará de existir, a não ser em nomes próprios

26 LETRAS

As letras k, y e w passam a fazer parte do alfabeto.

ACENTO DIFERENCIAL

Palavras como “pára” (verbo parar) e ‘para” (preposição), entre outras, serão grafadas sem acento;

ACENTO AGUDO

Some em ditongos abertos como “ei” e “oi”, em paroxítonas como “idéia”, e “jibóia’

ACENTOS CIRCUNFLEXO

Não será mais usado nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo de verbos como “ver”, “ler” e “crer”. As flexões ficarão “vêem”, “lêem”, “crêem”.

HÍFEN

Não será utilizado quando a segunda palavra da expressão começar com “s” ou “r” – nesse caso, as consoantes serão dobradas. Por exemplo, “antissocial”, “antissemita” e “contrarregra”.

Nós levamos um tempão para apreender a acentuar as palavras, agora chega esse tal de Antonio Houaiss, que nasceu no Rio de Janeiro, em 1915, estudou contabilidade e letras clássicas. Lecionou latim, português e literatura antes de ingressar na carreira diplomática, em 1945. Dirigiu o Ministério da Cultura do Governo Itamar Franco, em 1992. Foi Presidente da Academia Brasileira de Letras, em 1995 e morreu em 1999, no Rio de Janeiro.

Agora pergunto:

Por que não mudaram as regras antes? Principalmente quando prestei aquele concurso...
Aposto que brevemente estaremos escrevendo “Kabeça”, “Iskina”, “Chokolate” e assim vai. Afinal, pra que escrever difícil se ninguém utiliza as palavras mesmo?
Quer dizer, daqui um tempo, creio que não haverá regras, pois a sociedade já se encontra tão burra. A minoria ler.


Quem foi Antonio Houaiss? (ele não tirou o circunflexo do nome dele porque é “próprio”, mas eu tirei. Será que ele vai se levantar da tumba pra brigar comigo?)
Este é o Antonio Houaiss...
Seus trabalhos:
· Como filólogo, foi convidado pela Enciclopédia Britânica do Brasil para editar a Tentativa de Descrição do Sistema Vocálico do Português Culto na Área Dita Carioca (1959);
· The New Barsa Dictionary English and Portuguese (Nova York, 1964); Elementos de Bibliologia (1967);
· a primeira e celebrada tradução para o português do romance Ulisses, de James Joyce (1965);
· O Português no Brasil, Pequena Enciclopédia da Cultura no Brasil (1980);
· Dicionário Básico Escolar Koogun-Larousse (1981);
· Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras (1981);
· Websters Dicionário Inglês Português (1982); entre outras obras.
· Nos últimos anos, de sua vida, com a falta do que fazer empenhou-se em uma reforma ortográfica para unificar o português escrito e falado nos diversos países lusófonos e dedicou-se à elaboração de um grande dicionário da língua portuguesa, que já está nas livrarias... É isso aí!

PS: Sobre o Post anterior. Ele não é verdadeiro. É algo para se pensar antes que julguemos alguém pela aparência. O que parece pode não ser.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Observação


Quando ela dá bom dia é sinal que a noite com o namorado foi muito boa; mas na maioria das vezes sua aparência está triste. Ela esconde algo. Parece que o namorado não a trata bem. Eles moram juntos. Ela sonha em se casar com ele, quer legalizar o compromisso, quer ter uma aliança no dedo. Ele parece gostar dela, mas não para casar. Ele já foi casado e não gostou muito da experiência. Ele é independente, têm dinheiro, propriedades e não está querendo investir em algo tão sério. Ela é bem mais nova que ele, é isso que o atrai. Ela depende dele financeiramente. Ele paga sua faculdade, suas roupas, seu divertimento, mas nunca paga a verdadeira prova de amor: assumir o casamento. Ela vive sorrindo por fora, mas por dentro, só chora! Ela é usada e nem se deu conta disso.

Agora eu pergunto:

Será que o que observamos ou pensamos tem a ver com o que realmente é? Escrevi sobre uma pessoa, detalhando apenas o que aparenta ser. Você já notou que é fácil fazer uma análise, falar de alguém e descrevê-la do seu jeito? Ao invés de você passar certos detalhes que pensa sobre alguém adiante, por que não procura saber a realidade da história? O que eu escrevi é algo que parece ser, mas pode não ser. E você? Será que não a descreveria de outro jeito?