domingo, 15 de agosto de 2010

Essa mania de me admirar com as coisas

Por Fernanda Santiago Valente


Hoje minha mãe completa 55 aninhos e Maria Fernanda, minha sobrinha linda, apenas um aninho. É dia de festa! (embora eu não esteja em clima de festa). Mas, me admiro. Minha sobrinha está linda. Ela nos imita. Ela gargalha. É a pessoinha mais curiosa que já vi. Qualquer gesto, objeto, quer saber o que é. Essa é a capacidade que a criança tem de se admirar. Observa tudo. Ela se admira com os detalhes, examina e quer aprender.
Pena que ao crescer, deixamos de nos admirar e nos habituar com as coisas. Acostumamo-nos com o mundo.
Ficamos tão absorvidos com o cotidiano que a admiração pela vida torna-se reprimida. Para as crianças, tudo é novo, tudo é normal. Sinto saudade dessa inocência. Sinto saudade do meu amigo Fernando, que dizia-me: _Fê, o que mais chama atenção em ti é a sua inocência. (no bom sentido). Ele queria dizer que a minha inocência era me admirar com as pessoas. E hoje, eu descobri: elas nos ferem.
Hoje, já não sou inocente, mas não perdi a minha capacidade de me admirar com as coisas, essa minha sensibilidade receptível. Juntar com a família, com os amigos e abrir mão do cotidiano: conversar sobre as cores, o tempo, as sensações e sentimentos... e jogar fora aqueles assuntos que infelizmente tornam a vida tão normal: a fofoca da vida alheia, o que aconteceu hoje na novela, a cotação do dólar, ou as conversas fiadas só para não passar o tempo calado.
É isso que me faz notar que paramos de conversar sobre o belo, sobre o curioso, sobre o surpreendente, sobre o diferente (Este tal mundo dos sentidos tão belo e espetacular).
Eu ainda sou como uma criança. Infeliz é quem deixou de ser. (Não sou mais inocente, mas não perdi a mania de me admirar)

5 comentários:

Alessandra disse...

Fer..quero que saiba que desde ontem intensifiquei as orações por ti,vc não esta só,sei que além de mim o Senhor tem levantado outras pessoas para te acalentar neste momento,e vc vai sair desta,abraço forte

Priscila Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Priscila Rodrigues disse...

Eu tbem já perdi essa inocência sobre as pessoas com 22 anos, antes tarde do que nunca, pois é o que vivemos, a realidade.. ou eu deveria dizer que infelizmente??!!

Pessoas em minha vida são selecionadas, na primeira mentira eu descarto, pois sei o que vem pela frente..

Diz Feliz Aniversário pra sua mãe e dê um beijo nela e nessa menina linda por mim.. ;)

Bjo, Fê.

alan disse...

eu também não deixei de se criança, todos nós temos uma criança dentro de nós.

Anônimo disse...

Olá Fernanda, boa tarde!

Como nunca é tarde para desejar felicidade, dedico com carinho à sua linda sobrinha que fez um aninho esta oração que li,ontem, na maternidade:

Oração da Criança

"Jesus, eu gosto do Senhor, muito obrigado pela vida que o Senhor me deu! Muito obrigado por papai e mamãe e por todas as pessoas que o Senhor colocou perto de mim.Jesus,
eu estou crescendo não só por fora, para ter um corpo bonito e forte mas, ajude-me a crescer também por dentro, para ter um coração cheio de bondade.
Jesus, ajude-me a ser feliz porque eu existo.
Jesus, eu gosto do Senhor de todo coração.
Eu gosto do Senhor como o Senhor gosta de mim."

Amém!
...
"Nada acontece por casualidade".
Para tudo há uma oportunidade.

O tempo faz o momento.

Abraços fraternos do amigo poeta,

Luiz Augusto da Silva.
Olímpia - São Paulo