segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Futebol é palco de discussão na Bienal do Livro de São Paulo

Show de Bola escrito pelo adolescente Jonas em parceria com seu pai José foi prefaciado por Raí

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil promovida pelo Instituto Pró-livro aponta que 55% dos brasileiros são leitores assíduos. Apesar de ser um índice baixo, o país tem arrebanhado mais leitores a cada dia. Um dos motivos do crescimento, ainda que tímido, pode ser o lançamento de obras com temas segmentados, o que inclui o futebol, grande paixão dos brasileiros e, cujo tema tem pipocado na Bienal Internacional de São Paulo, e será discutido nesta segunda, dia 16, no Salão de Ideias.
 A Editora FTD também apresenta o tema tratado de maneira muito divertida por José Santos e Jonas Worcman de Matos, no livro Show de Bola. Para o garoto de 15 anos e seu pai, ambos fanáticos por futebol, esta é a segunda dobradinha literária e, fizeram belos gols de rimas em sua nova obra.  “Misturamos nossas ideias, um ajudou o outro, leu, releu, gostou, não gostou, discutiu, resmungou, sorriu, vibrou”, contam eles. “Enfim, nos divertimos muito ao fazer esse projeto.”
 Voltada para o público infantil, a obra traz personagens como o porco-artilheiro, o eterno reserva – e revela a infância de craques como Pelé, Zico e Ronaldinho. As páginas foram organizadas como um jogo, com primeiro e segundo tempo, e até intervalo. Tem poemas para juiz, para peladas e ainda para os clássicos. Um painel foi criado para homenagear jogadores nacionais e internacionais.
 As ilustrações pinceladas a mão por Ricardo Girotto são uma partida à parte. O artista procurou usar um estilo mais tradicional para os desenhos desse divertido livro. “Minha intenção foi retomar o velho e bom estilo do lápis de cor e aerógrafo, que é muito mais interessante e gostoso de usar, embora faça sujeira e uma bagunça danada”, conta ele.
 Como em todo clássico de futebol esse livro não poderia deixar de contar com o seu craque, ou seja, o camisa 10. Quem assina o prefácio é Raí, ex-jogador do São Paulo e da seleção brasileira e que agora está à frente da Fundação Gol de Letra.  “Existem vários namoros da música com o futebol, mas a tabelinha do futebol com a literatura ainda é nova”, diz o craque. “E o futebol é muito inspirador. Tem muito de arte e esporte. Fico feliz de ver um livro surgindo dessa dupla paixão.”

Sobre os Autores: 

Jonas Worcman de Matos tem 15 anos e é um apaixonado por futebol. José Santos, o pai, desde que seus filhos nasceram escreve para o público infantojuvenil. Já publicou vários livros de poesia, como O ABC Quer Brincar com Você, Estrelas do Céu e do Mar, Rimas da Floresta, O Casamento do Boitatá com a Mula-sem-Cabeça (premiado pelo PNBE 2007). É diretor do Museu da Pessoa e um dos editores do site de literatura infantil Cronopinhos www.cronopios.com.br/cronopinhos

Sobre o ilustrador: 

Ricardo Girotto, ou apenas Girotto, é ilustrador e colaborador de algumas das principais editoras do país. Ilustra suplementos infantis, revistas de entretenimento, livros didáticos e de literatura para o público infantil e juvenil há mais de 20 anos.Também criou um site onde mostra às crianças como fazer seus próprios brinquedos – www.fabricadebrinquedos.com.br 

 Serviço

Show de Bola
Autores: José Santos e Jonas Worcman de Matos
Ilustrações: Girotto
Páginas: 48
Preço: Sob consulta
Editora FTD – SAC 0800-158555

Sessão de autógrafos: Estande da FTD – Rua C20/D21 Dia 21 de agosto – sábado – 11h.

 Fonte: Kelly Queiroz – Jô Ribes Comunicação

Nenhum comentário: