Deus me deu a vida com papéis e canetas para que eu pudesse escrever e colorir a minha história do jeito que eu quisesse, pois me deu o livre arbítrio, caminhos que eu pudesse escolher.
Na minha vida, escrevo, rabisco, rasgo, viro a página e faço de cada dia uma poesia, uma história, o capítulo de um livro. Posso escrever vários livros. Haverá choro, riso e esperança. O temperamento sempre mudará, mas não desisto de sonhar.
Minha vida é repleta de personagens, alguns que há anos estão presentes, outros que somem da minha história de repente, mas que às vezes retornam. Na caminhada surgem sempre novos personagens e até protagonistas. Por isso, cada ano é um livro escrito.
Chega o final do ano, lemos a história vivida. Sempre será um livro feliz ou triste, ou até mesmo felicidade e tristeza juntas. Leremos vitórias e derrotas. Pode ser um livro que guardaremos para sempre, para reler com os parentes ou amigos, ou então, um que preferiremos não reler, deixar apenas lá na estante até as traças o devorar.
Está chegando mais um ano, é um novo livro. Qual a história que você escreverá? Lembre-se que Deus nos deu papéis e canetas. Por isso estou aqui já esboçando a história que quero contar. Para este ano escolhi uma estrada, um novo caminho a trilhar. Quero novos personagens, colorir todas as páginas e todos os dias cantar. Quero escrever um livro que fale de amor, que inspire as pessoas a acreditar na vida. Quero um livro repleto de ações e conquistas. Um livro para ser relido com os parentes, amigos, enfim, atiçar a curiosidade dos desconhecidos. Um livro que todos leiam e digam: A vida é linda, tudo depende de mim.
Leve com você todos os erros para nunca mais cometê-los. Algumas pessoas próximas dizem-me: Não mude o seu jeito! Tudo bem, isso não vou mudar. Penso que algumas características da nossa personalidade realmente não mudam. E depois de tanto errar, bater com a cabeça no mesmo lugar, insistir, chorar ao ponto de querer morrer, sinto que Deus ouviu o clamor do meu coração e devolveu-me o sorriso.
Não estou só e sempre existe uma saída. Descobri que não sou a única que sofreu por amor, que acreditou que tudo seria para sempre. Mas agora já não tenho 20 anos. Hoje, não me envolvo mais com quem não cabe dentro dos meus sonhos. Posso olhar tranquilamente para o lado, e com certeza, não quero um olhar desconcentrado e não adianta prometer, penso que as atitudes falam mais alto. (Em quantas promessas acreditei?). Pra mim, só serve alguém muito mais entusiasmado com a vida do que eu. Otimismo é tudo!
Agora acredito apenas nos sonhos que guardo em meu coração. Não me desespero e tudo acontece exatamente do jeito que Deus quiser. Sei que agora é o meu momento de cantar, me alegrar, pois a tempestade já passou. E meu coração bate forte! Totalmente apaixonado pela vida e todos. Faço o que tem que ser feito e muito mais. O que ganho? O valor daqueles que reconhecem quem eu sou. Nunca desista da vida! Não se identificou com nada aos 20? Não tem problema. Comece aos 30. Nunca é tarde! Basta sonhar! Seja na profissão, nas viagens, no amor. Tudo é possível!
Sei que todos ainda estão no corre corre para as compras dos presentes, mas a festa da meia noite é para Jesus. Espero que todos compartilhem a ceia com uma oração. Abrace e beije seus familiares e amigos. Abra a sua Bíblia no momento da ceia e leia essas passagens. Viva o verdadeiro significado do Natal e compartilhe com todos que estão ao seu redor. Natal é Jesus!
Qual é o presente que você dará a Jesus hoje?
Lucas 2.1-20
1 E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse2 (Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria).3 E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.4 E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi),5 A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.6 E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz.7 E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.8 ¶ Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.9 E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.10 E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:11 Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.12 E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.13 E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:14 Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.15 E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber.16 E foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura.17 E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita;18 E todos os que a ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam.19 Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração.20 E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito.
Mateus 2.1-12
1 ¶ E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, 2 Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. 3 E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele. 4 E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo. 5 E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta: 6 E tu, Belém, terra de Judá, De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; Porque de ti sairá o Guia Que há de apascentar o meu povo de Israel. 7 Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera. 8 E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore. 9 ¶ E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. 10 E, vendo eles a estrela, regozijaram-se muito com grande alegria. 11 E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra. 12 E, sendo por divina revelação avisados em sonhos para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho
Eu sou uma pessoa movida de gratidão e respeito por aqueles que sempre estiveram e estão ao meu lado. Reconheço profundamente o valor de cada um. Quero homenagear muitas pessoas antes de terminar o ano. Mas hoje, quero citar aqui algumas pessoas que foram fundamentais para mim no momento que mais precisei e necessitei de oração. No post anterior, fiz uma homenagem aos novos amigos, que estão sendo também, importantíssimos... hoje, deixo aqui a minha declaração de amor aos velhos e alguns dos novos amigos...
Começo a homenagem em poesia...
Carta ao amigo
Por Fernanda Santiago Valente
Posso chamar-te de amigo
E posso levar-te comigo
Digo-te apenas o que eu sinto
Digo-te apenas que o amo
Por isso, amigo, permito
Desejar-te mil encantos
Você merece a vida
E conquistas durante os próximos anos
Deus está a iluminar os teus passos
Eliminando aos obstáculos
E quando não são descartados
Há de serem superados
Tu és forte e decidido
Por isso, és bem sucedido
Não dê ouvido aos inimigos
Siga em frente e seja brilho
Brilhe e radie como uma estrela
Que os anjos florescerão a sua sorte
Agradeça sempre por mais um dia
E faça de cada amanhecer uma poesia
E de cada momento, um aprendizado
Viva a vida! Sonhe positivo e seja criativo
Lembrando que o lado negativo também é um caminho
Fazendo de conta que não está o atingindo
Ria, busque maravilhosos momentos
De amizade, amor
Sendo contemplativo em tudo
E na hora da dor
Chore consigo
Chore comigo e levante-se:
_A vida continua a prosseguir e o segredo é encarar o que está por vir
Felicidades hoje e sempre
Só tenho a agradecer o que és para mim:
_Um grande amigo!
Tenho um apreço, um carinho e um amor muito grande pelo meu amigo, pastor, mestre, apóstolo J. Torres. Uma pessoa muito especial que sempre pude contar. Podem inventar o que for, mas a verdade é que não largo dele. Jamais esquecerei de tudo o que fez e lutou por mim. Amo pra sempre! E reconheço o quanto ele se dá, se coloca, por cada vida que Deus coloca em suas mãos para cuidar e amar. Ps: Só te ligo quando to muito mal. (RS). Então, não se preocupe.
Eu sei que você corre de um lado para o outro, e o que faço é orar por você, porque creio que muita coisa Deus fará em sua vida. Louvo a Deus por você existir.
Agradeço a Deus também pela minha irmã gêmea, a Pastora Paula (a minha mineirinha linda). É uma pessoa que também pagou o preço em oração pela minha vida. É uma amizade que nasceu repleta de afinidades. Por isso, também oro por ti. Amo pra sempre também.
Tem como esquecer do Marquinho? Meu amigo chorão, sinestésico, meu ombro... não sei como alguém consegue ter o dom de ao mesmo tempo fazer alguém rir e chorar. Agradeço amigo, por todas as orações, por tudo o que já compartilhamos, por sempre levantarmos o outro. Que possamos a cada dia continuar firmes e fortes. Ps: Precisamos pegar um cineminha... agora virei vela de você e Sandrinha. (tem que agüentar!). Amo os dois pra sempre!
Kelly, minha piu piu. O que faço com ela heim? Amo a minha surfistinha. É chataaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, puxo as orebas dela, mas cuido. Reconheço todo o amor que tem por mim, o começo da nossa amizade... e todas as lutas vencidas! E venceremos muito mais loirinha... Te amo pra sempre!
Shyrlei, também veio como um presente...
Em pouco tempo de amizade ela me define como uma florzinha, “Maria Sem Vergonha” Eu que adoro criar apelidos carinhosos, ela me vem com um... RS. Ela viu a minha tristeza se transformar em alegria, por isso, a definição. É que a Maria Sem Vergonha é uma florzinha que mesmo fraca, brota em qualquer lugar. Essa foi a definição da Shyrlei. Agradeço também por todas as orações, todo o carinho, todo o amor. Que seja para sempre!
Desses não posso nem pensar em esquecer. É a minha árvore de amizades crescendo. Rachel, a minha modelo e Nilton, meu queridinho. Acompanhei toda a história. Foram momentos de dores, lutas e enfim, realizações. Amo a amizade de vocês e contem sempre, sempre, sempre comigo. Amo vocês, lógico que pra sempre!
E homenageio também mais um que agreguei às minhas orações, o ELETRICIDADE, não vou colocar fotinha dele, mas ele sabe onde mora né? aqui óh: coração. Faço isso porque eu sei que um monte de gente também mora dentro do coração dele. O ELETRICIDADE foi o responsável por me dar um choque, fez com que eu recuperasse meus sonhos, me animando, me incentivando, me levantando. Soube me dar valor em pequenas coisas. E por isso, te amo pra sempre! (trem doido!)
Agradeço a Deus por cada um de vocês, que possamos a cada dia nos fortalecer e acreditar em tudo o que Deus tem nos dado. Que possamos cuidar um do outro. Amo muito vocês! Vocês são meus presentes de Deus... deixo esse vídeo:
Às vezes escolhemos caminhos confortáveis. Sentimo-nos seguros com o beijo, o abraço, a briga, os passeios, o filme, o livro, as conversas. Podia ter sido aquela vida de monotonia. Mas era uma vida repleta de sonhos. De repente tudo desaba. Para um deles construir uma família é um sonho chato demais. Tudo aquilo que foi sonhado, compartilhado é praticamente jogado no lixo.
Muitas pessoas diante de situações assim se jogam no abismo e deixam de acreditar na vida. Não é o meu caso. Deu até vontade de desistir, de perder a cabeça. Mas os meus sonhos batem tão forte dentro de mim que tudo o que foi frustrado só me dá mais força para acreditar. Eu acredito na vida! Eu acredito em sonhos! Eu tenho fé... todos nós, em algum momento na vida, viveremos momentos difíceis, mas nada e ninguém pode nos fazer parar de acreditar que a vida vale a pena.
Hoje, repleta de pessoas lindas ao meu redor, viro a página e escrevo uma nova história! Não deu certo? Escreva um novo livro! Você vai realizar tudo aquilo que acreditar! Sonhos não são bobagens. Amigos de verdade existem. E família ainda tem valor sim. O amor é confortável (digo, seguro!).
Conviver com os meus amigos me faz refletir demais. É a correria do final de ano, paro pra conversar com um, com outro e também comigo (por isso o meu silêncio). Deixo registrado aqui os diálogos e um pouquinho dos pensamentos da semana. Momentos que me faz refletir, viver, amar, sonhar...
Inquietação
Tem dias que ela começa a fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas não termina nada, porque não se concentra em nada. Ela precisa de um foco exclusivo. Por isso, uma coisa de cada vez. Compreendeu?
Apaixonada?
Confesso que estou. Mas por quem mesmo?
(por todos meus amigos e amigas, oras)
Escreva
_Fernanda, por que você não escreve um livro?
_Quem se interessaria?
_ Eu!
Por favor, tente entendê-la!
Ela gosta de ler os livros de amor, assistir aos filmes de amor. Ela acredita em histórias de amor. Deixe-a imaginar, por favor!
Meus amigos
Tenho amigos lindos que me dizem o tempo todo: Eu te amo!
(e são só amigos)
Entre amigos
_Fernanda, lembra daquele documentário que íamos fazer?
_lembro
_Então, alguém teve a mesma idéia, montou e ganhou no concurso.
_Tá vendo! Não podemos mais desistir das nossas idéias. Se não agirmos antes, alguém sempre pensará e agirá por nós.
(Nova idéia? Vamos tratar de tirar da cabeça e executá-la?)
Temperamento
Já chorei tanto, que hoje eu só rio
Lá de longe!
_Tenho fé que brevemente você estará comigo ao meu lado.
Eu me amo
Já ouviu falar em amor próprio? É fundamental!
Tenha sempre um bom companheiro
Meu cachorro é super fiel! Brigo com ele, mas vive no meu pé.
Ditado antigo
Minha avó diz que quem não deve é rico
De filminho que assisti
Só porque sou pastor você acha que não posso ser sexy?
(do filme, Um presente para Helen)
A diferença
Ande com aqueles que podem acrescentar palavras de vida a você. Hoje quero homenagear a Lindoura, minha amiga da adolescência. Fizemos teatro e dança juntas. Ela, hoje, é comissária e se converteu nos EUA há cinco anos. É uma pessoa inteligentíssima, cheia de vida e tem um dom de liderança incrível. Ela agrega seus amigos, sabe unir, valorizar, animar, ouvir, incentivar e fazer a diferença. Tenho convivido com pessoas maravilhosas porque a Lindoura sabe unir a galera toda. E a cada dia que saímos, aparece mais um... (Somos 6 igrejas no total: Projeto Céu, Bola de Neve, C3, Portas Abertas, Plenitude da Vida e Cristo é a Resposta). Somos jovens dos 20 aos (40, 50, 60?). RS, que nos reunimos para orar, conversar, aconselhar, passear, animar um ao outro, e fazer a diferença sem utilizar placas de igrejas. (Pois até quem ainda não é cristão entra na nossa roda). Somos amigos cristãos e estamos todos unidos num só corpo porque a nossa alegria é a mesma: Jesus.
Todos nós estamos firmes em nossos ministérios, mas precisamos sempre nos unir. A melhor coisa da vida é ter amigos e fazer mais amigos. Só sei que eu quero a sua amizade pra vida toda Lindoura. Você é muito importante pra mim. Eu te amo muito! Obrigada por tudo que tem me proporcionado nesses quatro meses que estamos andando juntas. (novamente)
Obs: Tenho ainda mais amigos e amigas para homenagear no dia em que Deus mandar. (RS).
Deus é a maior fonte de inspiração da minha vida. Não posso vê-lo, não posso sentir o seu cheiro, mas posso sentir a sua presença aqui dentro do meu coração, lugar que escolheu para fazer morada. Tem gente que monta apostilas para lhe ensinar a falar com Deus, mas isso não existe. A oração e a comunicação com Deus é algo muito individual.
Qualquer pessoa pode buscar a sua presença, basta orar, ler a Bíblia e ir de encontro a sua palavra.
Deus tem algo a nos mostrar todo o momento, mas muitas vezes andamos tão atarefados de um lado para o outro que não paramos para observar detalhes tão simples.
“O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino” (Provérbios 1.7)
Onde está o temor? Será que é por causa disso que o mundo anda tão louco? Nada é de surpreender. A vida leva todo mundo. Ninguém é de ninguém. Algumas amizades são supérfluas e o outro só tem valor se tiver algo que nos interesse a oferecer.
Onde está o temor? Por que as pessoas acham que Deus não está vendo? Por que roubam, matam, mentem? Por que manipulam, traem, se destroem?
Onde está o temor?
Deus nos deu o seu único filho, Jesus, para nos libertar e nos salvar dos pecados. E por que cometemos ainda tantos pecados? Sei que sempre pecaremos, não somos perfeitos, mas com o coração quebrantado o nosso perdão chega ao céu. É o temor que pulsa.
Por que ninguém fala do sacrifício de Jesus? Deus não quer o sacrifício dos homens. ELE só quer o temor, o temor, o temor...
Não estou falando de medo, estou falando de RESPEITO.
Deus é o meu PAI. É aquele que está o tempo todo me olhando. E quando faço algo, olho pra ele pra sentir o seu olhar... fui aprovada ou reprovada? Está certo ou errado? Me ajuda! Preciso melhorar...
Isso não é um método, mas o meu jeito de falar com Deus, que me aprova, reprova, me ensina... me AMA. É o único que temo, profundamente. Estou repleta de falhas, mas eu me derramo nos pés de Deus porque ELE é a minha inspiração, o meu caminhar, o meu respirar, meu melhor amigo, o dono da minha vida. Eu te AMO, meu DEUS.
Tudo bem que tudo se moderniza, mas o que aconteceu com as nossas crianças? Estou com uma baita saudade da minha infância. Brincar de pega-pega, esconde-esconde, gato mia, elástico, queimada, vai e vem, amarelinha, roda-roda, entre outras. Será que as crianças de hoje sabem o que é isso?
Vivemos em condomínios fechados, as ruas já não são vazias e repletas de carros, não conhecemos nosso vizinho da porta de frente e, realmente, já não vivemos como antigamente. Nas festas de aniversários os brinquedos eletrônicos predominam e os animadores de festas estão quase a desaparecer. Apenas os personagens de filmes conseguem permanecer. Nesses momentos, algumas preferirão jogar vídeo-game ou ficar no computador. Tudo mudou.
O pais não tem tempo para interagir com os filhos, pois estão focados em seus trabalhos. As crianças interagem com as máquinas, já que não conhece o vizinho que mora ao lado. Com isso, as nossas crianças estão cada vez mais egoístas, cada vez mais isoladas. Elas preferem as máquinas.
A criança que pensa é considerada burra ou um ser de outro planeta. Geralmente, esta é a criança que foi ensinada a ler, escrever, atuar, brincar com a sua imaginação. As outras que convivem mais com os jogos e computadores não lhe dão atenção. Penso como são tristes essas crianças.
Quero seriamente ter filhos saudáveis, quero ter tempo de educá-los, e ainda poder morar num lugar repleto de casas ao redor, e não, monstruosos arranhas céu. Quando Deus permitir que eu tenha a minha família, quero ver o meu filho correr sem eu me preocupar, ralar o joelho sem ninguém brigar, andar descalço sem nenhuma frescura porque os tais germes irão adoecê-lo.
Alimente seus medos e sua fé irá passar fome. Alimente sua fé e seus medos também irão.
Jesus poderia ter acalmado sua tempestade há muito tempo. Mas não o fez. Será que ele quer lhe ensinar uma lição? Será que essa lição poderia ser algo do tipo: “Tempestades não são uma opção, mas o medo é?”
Ele registrou suas conquistas nas Escrituras. Seu currículo inclui: aberturas no Mar Vermelho, fechamento de bocas de leões, derrota de gigantes, levantamento de Lázaros, paradas e caminhadas ao enfrentar tempestades.
A lição dele é clara. Ele é o comandante de toda tempestade.
(Do livro, Sem medo de Viver – Max Lucado, editora Thomas Nelson)
Medo? De que heim? É a fé que nos guia, que nos leva ao desconhecido, que nos sustenta e faz com que acreditemos em tudo aquilo que não podemos ver, mas sim, sentir.
Basta ter um sonho, um objetivo, um plano no coração. Juntar-se com quem acredita, juntar-se com quem soma com você, juntar-se com o oposto, pois só assim para se completar, só assim para fazer acontecer.
A estrada pode parecer longa e demorada, mas é exatamente desse jeito que Deus trabalha. ELE sabe o que é bom, perfeito e agradável ao nosso coração. Quando Deus nos mostra algo, temos que obedecer a sua voz, aguardar e prosseguir.
Não podemos desistir e nem temer. Uma nova história começa a acontecer na sua vida hoje. Por isso, permaneça no foco. Não olhe para o lado e nem para trás. Busque o impossível. Surpreenda. Faça aquilo que para muitos é inacreditável. Solte a sua voz. Desafie-se!
O medo não faz mais parte da sua vida. Você é corajoso. É um valente. Você nasceu para vencer. Acredite! Deus desenhou toda a sua vida e permitiu que passasse por tantos obstáculos para que pudesse ser mais forte. Deus escreveu a sua história para um propósito especial. Olhe! O que bate em seu coração neste momento?
Acredite em seus sonhos. Todos eles serão realizados. Não conte seus sonhos a ninguém. Entregue-os nas mãos de Deus. Apenas isso. Uma história cheia de coragem e ousadia é a página virada da sua vida a partir de agora. Mais uma vez: Acredite!
Recebi pelo correio há 10 dias um livro que me trouxe muitas alegrias, da autoria do caríssimo amigo e poeta Luiz Augusto da Silva. É um brasileiro da SILVA que nasceu no Rio de Janeiro, mas atualmente mora na cidade de Olímpia-SP. Um lugar que Deus lhe trouxe lindas e belíssimas inspirações. Toda a cidade de Olímpia e muitas pessoas queridas de Luiz foram homenageadas no livro “O arco-íris das poesias”. E o que significa o arco-íris pra mim heim? É simplesmente uma aliança que Deus tem com o homem...
Vi neste livro uma aliança de Deus na vida de Luíz com toda a cidade de Olímpia.
Toda a história da cidade é destacada em lindas poesias, desde sua inauguração, festas folclóricas e turismo. Luiz faz questão de homenagear com seus versos vindos do coração cada detalhe de sua vida. Senti em cada poesia um amor tremendo, uma oração, uma gratidão primeiramente a Deus. Poesias para cada ocasião são encontradas no livro. A simplicidade e a clareza são ressaltadas. Todas as declarações de amor a sua Verinha (esposa) emocionam. Que bom que existem pessoas assim.
Quero deixar aqui algumas poesias para apreciação:
Natureza e Paz
Olímpia é uma cidade
Que fica no interior
Conta com nobre clube
Que aumenta seu esplendor
Seu povo muito ordeiro
Contribui para a paz
Colabora com a beleza
Do Thermas dos Laranjais
Além de muito atrativo
Proporciona o prazer
Faz com o nosso turismo
A nossa terra crescer
Devemos nos orgulhar
De poder com o Thermas contar
Viver momentos felizes
Para o nosso ego elevar
Contraste Social
Cidade é metrópole
Favela é comunidade
Convivem diariamente
Entre o bem e a maldade
Nas cidades existem
Luz, água e urbanidade
Nas favelas falta tudo
Vida com necessidade
A falta de empregos
Sempre a preocupar
Leva a juventude
Ao crime se integrar
A regra não é geral
Sempre há exceção
Há favelados honestos
E elitizados fora da corrupção
Hábito Salutar
Livros nas estantes
Fontes de sabedoria
Explorar seus conteúdos
Gera vida com harmonia
Conhecer novos conceitos
E no cotidiano aplicar
Com a mente instruída
Tudo tende a prosperar
Dedicar todos os dias
Tempo para praticar
O hábito da leitura
Para a cultura aumentar
Costume saudável
Aumenta o conhecimento
Enriquece o vocabulário
Traz maior discernimento
Facilita o conviver
Em quaisquer fases da vida
Leva até a entender
Que a morte inicia... não finda
Destino Feliz
Quando ainda adolescente
O destino nos reservou
Uma união tão forte
De dois, nos unificou
Diante das intempéries
Reagimos com fidelidade
Resolvendo os problemas
Com certa facilidade
Algumas dificuldades
Tentaram nos abalar
Serviram como uma escola
Nos ensinando a amar
Garra, união e amor
Trouxeram sucesso e vitória
Com uma força sem medida
Prosseguimos na trajetória
O telefonema
Quando falo contigo
Sinto felicidade
Tenho que desligar
Mesmo sentindo saudade
Os pulsos telefônicos
Pertencem a ANATEL
Nossos pulsos amorosos
Levam-nos perto do céu
Tuas palavras lindas
Chegam aos meus ouvidos
Trazem muita alegria
Fazem me sentir querido
Sempre que conversamos
Invade-me a alegria
Ao desligar...
Invade-me a nostalgia
Lealdade
É uma bela virtude
Que deve ser exercida
Proceder com franqueza
Durante a nossa vida
Agindo com fidelidade
Nos compromissos assumidos
Seremos sempre exaltados
E nossos feitos reconhecidos
Atributos importantes
No nosso dia-a-dia
Se forem praticados
Conquistaremos simpatia
Se nós assim procedermos
Iremos realizar
Buscando com lealdade
Um objetivo alcançar
Estações do Ano
Vastos campos verdejantes
Brotam flores silvestres
Colore com muitas cores
Aquela paisagem agreste
É tempo da primavera
Colorida estação
Sensação de alegria
Á espera do verão
Espetáculo natural
Acontece todo ano
Após o intenso calor
Caem as folhas do outono
Este ciclo vicioso
Logo recomeçará
Terminando o inverno
A primavera voltará
Amor de Cristo
Coroado com espinhos
Açoitado sentiu dor
Suportou a tudo isso
Deu-nos lição de amor
Salvou a humanidade
Por ela crucificado
Derramou o próprio sangue
Livrou-nos do pecado
Os seguidores de Cristo
Vigilantes e em oração
Aguardam confiantes
A sua ressurreição
Criou-se a Nova Aliança
Entre Deus e a humanidade
Jesus sempre será louvado
Por toda a eternidade
Clique aqui e conheça um pouco mais sobre a cidade de Olímpia -SP
Obs: Luiz tornou-se um grande amigo de tanto apreciar os meus artigos e poesias. Em quase todos os artigos, você, leitor, poderá encontrar mais poesias para apreciar. É bom saber que meus inscritos servem como inspiração. Uma serviu pra mim como confirmação:
Fernanda para quem acredita não existe talvez.
Embarque no "trem azul"...
Vá! Embarque de uma vez...
Leve na sua bagagem a bondade... a docilidade... a amabilidade...
No decorrer da viagem encontrará uma estação...
a estação da Felicidade.
Sonho? Não... realidade!
Você acordou...
Acordou de verdade.
Boa viagem.
Abraços fraternos.
Luiz Augusto da Silva.
Olímpia - São Paulo
Olá, caríssima poetisa. Boa noite! Tudo bem?
Fernanda, a sua Obs: "amanhã tem arco-íris", abaixo do magnífico conteúdo do seu artigo "Há Esperança", inspira-me ao poeminha :
Arcodosarcos
Gotículas diamantadas
Pelo ar sustentadas
Pelos raios penetradas
No horizonte brilhante
Com cores vibrantes
Um arco muito atraente
Encanta: a íris; a mente
Penetra a alma da gente.
(Luiz Augusto - 09/12/2010)
Relembremos: "Após a tempestade vem a bonança".
Abraços dos amigos
Verinha, Luiz e família
Sobre o autor: LUIZ AUGUSTO DA SILVA, nasceu aos seis dias do mês de julho de 1948, no Rio de Janeiro – RJ, filho de Amaro Francisco da Silva e Nadir Maria da Silva. É casado com Vera Lúcia Ferreira da Silva e tem cinco filhos: Luiz Claudio da Silva, Mara Lúcia Ferreira da Silva; Luiz Aurélio Ferreira da Silva; Cláudia Regina Ferreira da Silva e Luiz Augusto da Silva Júnior. É avô de nove netos: Peterson, Emerson, Júnior, Carolina, Isabella, Matheus, Drielly, Lucas, Hisahito e Karen Lúcia.
Incorporado ao glorioso Exército Brasileiro em 16 de janeiro de 1967, aos dezoito anos, no Regimento Escola da Cavalaria-Rio-RJ, prosseguiu na carreira até completar 30 (trinta) anos de bons serviços prestados aos diversos quartéis onde serviu, citado quase sempre, como modelo a ser seguido, pelos seus pares e subordinados.
Dedicou-se aos Cursos Militares, nos quais se destacou, sendo agraciado, além de outras, com a Medalha Marechal Hermes (Aplicação e Estudo), que lhe foi conferida, pelo Ministro do exército, por haver concluído o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, no 3 Regimento de Carros de Combate, em 17 de dezembro de 1976, numa turma de 47 (quarenta e sete) alunos, classificado em primeiro lugar.
Hoje, Subtenente do Exército, na Reserva, após residir em várias localidades do Território Nacional, escolheu o município de Olímpia-SP, para fixar residência, cidade onde atuou como Chefe de Instrução do TG 02-025, contribuindo garbosamente para a formação cívico-social dos atiradores por ele comandados.
Recentemente, em 22 de dezembro de 2007, a Câmara Municipal de Olímpia, concedeu-lhe o ilustre título de Cidadão Honorário Olimpiense, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade.
Acredita, fielmente, numa Força Superior que o projeta sempre a condições vitoriosas.
As dificuldades existentes no mundo moderno são necessárias para o exercício da superação e para o aperfeiçoamento dos atributos morais e espirituais.