quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O que me faz ter paixão?

Por Fernanda Santiago Valente

Temos que manter o nosso foco no que é importante. A família, o trabalho, o quê? Penso que a nossa paixão deve estar primeiramente em Deus, pois dessa forma, nos apaixonamos por nós mesmos e facilmente pelas pessoas e coisas que nos cercam.
Nossa vida tem que ter sentido e eu sou a única responsável por ela e não os outros. Eu terei que escolher o estilo de vida e aparência que terei hoje, e para ter valor, essa aparência tem que vir de dentro, tem que ser verdadeira.
Sei também que a paixão pelas coisas, muitas vezes são momentâneas, pois logo aparece algo novo que nos apaixonamos. Somos assim desde bebês. Observando meu filhinho, que tem apenas 8 meses, noto a capacidade dele de se apaixonar. Tudo é novidade. Ele para para admirar um brinquedo novo, uma criança e até mesmo uma caixa de papelão, que aos nossos olhos pode não parecer ter graça nenhuma.
Por que será que paramos de nos admirar com as coisas quando somos adultos? Seriam as preocupações? A ansiedade pelo amanhã?
O meu filho tem me ensinado a admirar o hoje. Viver é aprender e isso, é se admirar. Mas não podemos nos conformar, deixar de aprender coisas novas. O Davi já engatinha há um tempo e a cada dia descobre que pode fazer alguma coisa diferente. Ele mesmo se admira quando consegue pegar algo, subir em algum móvel e isso faz com que conheça suas habilidades.
Nós temos muitas habilidades, mas não damos muita importância a elas, assim como os bebês e as crianças. Entre uma tentativa e outra ao subir num móvel, o Davi às vezes leva um tombo. Nunca o reprovo quando cai, pois se eu o reprovar sinto que poderá sentir medo ao tentar novamente. Sei que alguns tombos machucam, mas sempre estou por perto. E quando acontece, apenas o pego no colo e o acalmo, o levando ao chão novamente.
Sinto no meu coração que Deus me ama da mesma forma que amo o meu filho. Quando eu caio, ELE espera apenas que eu tente novamente, e quando me machuco, ELE também me pega no colo, pois a vida é cair, levantar, continuar...
O motivo para continuar? Admirar, se apaixonar, conhecer novas habilidades...
Sabe aquela caixa de papelão que não tem a menor graça? O meu filho coloca na cabeça, faz dela uma casinha, eu a puxo com ele dentro como se fosse um carrinho... E nós? Quais são as coisas que temos que aprender a admirar?

O Davi tem me ensinado a achar graça nas pequenas coisas e isso, me ensina também a ter paixão. 

Nenhum comentário: