sábado, 26 de outubro de 2013

De onde vem a nossa energia?

Por Fernanda Santiago Valente

Tenho a grande convicção de que dependemos do poder de Deus pra tudo, pois ELE é a nossa maior fonte de energia. Não podemos confiar apenas na nossa própria força de vontade, pois às vezes falhamos.
Caminhar com Deus é conhecer o ritmo tranquilo da graça:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

Mateus 11:28-30
Notou nesses versículos que Jesus não está chamando os alegres, egocêntricos, realizados e perfeitos? Ele chama os cansados, oprimidos. Ele é humilde o suficiente para nos perdoar, amar e carregar o nosso fardo, nos tornando mais leves.
As pessoas nos jugam o tempo todo. Deus não. ELE é o único que conhece os nossos pensamentos. É por isso que a nossa energia espiritual é a mais importante de todas. Quando entregamos toda a nossa exaustão a Deus, nossa alma fica leve. Nosso espírito é eterno. Nossa vida espiritual necessita ser saudável, pois só o espírito dura para sempre. Nossa saúde espiritual depende de uma conexão de 24 horas por dia com o Criador. Se colocarmos Deus em todos os nossos planos, ELE nos dará energia suficiente para viver. Conectada com Deus consigo entender e fazer mudanças na minha vida. Sem Deus, a vida é pesada.
Jesus disse que somos os ramos da videira e para produzirmos frutos é necessário que estejamos conectados:
“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”
João 15:1-5
Devemos permanecer na videira, pois sem Deus nada podemos fazer. Não somos responsáveis de produzir os frutos, mas JESUS é. ELE nos dá apenas a energia. Quando estamos fracos, somos podados, e isso dói. Deus faz isso porque nos ama e quer que sejamos renovados para produzirmos mais, com mais força.
Eu, por exemplo, sempre tive a mania de ser a dona da razão, de querer tudo do meu jeito. Sempre acreditei que o meu casamento seria para sempre, mas mesmo orando e insistindo para que não terminasse, chegou ao fim. A energia acabou. Eu achava que estava utilizando da força de Deus, mas não. Era a minha força, a minha vontade. Por que as pessoas tem mania de dizer que só porque é crente tudo sempre será perfeito? Não existe divórcio para o crente?
Deus decidiu podar o meu coração. Eu não aceitava. Doeu muito... mas escolhi permanecer na videira, mesmo vendo tantos ramos floridos em minha volta.
Deus quis me dar uma lição. Aprendi a ceder. Tenho um novo amor tão genioso quanto eu. Temos um filho lindo e isso só mostra que Deus renova tudo sempre. O que peço apenas a Deus é força e energia para lidar com tudo o que me cerca. Não sei o que acontecerá amanhã, mas creio que será o melhor pra mim, só tenho que permanecer e acreditar.
O meu propósito é começar o meu dia conversando com Deus, orando para que a vontade DELE se cumpra em minha vida, mesmo que eu não saiba qual seja a sua vontade, pois na bíblia só diz que é “boa, perfeita e agradável”.

Deus conhece todos os meus pensamentos, até mesmo o que existe de mais podre dentro de mim. Não preciso orar em voz alta para que todo mundo escute, além disso, ninguém precisa saber como é a minha sujeira e se já está limpa. Deus me ajuda a limpar. Pra que confessar nossos podres ao mundo se podemos confessar a Deus? ELE sabe muito bem o que dói dentro da gente. É por isso que sigo em frente. Lógico, que podemos confessar nossos problemas a um amigo ou pastor, mas penso também que todos nós estamos em construção. O seu amigo, o seu pastor também tem alguma sujeira e é exatamente o “podre” dos outros que geralmente nos atinge. Por isso, é bem melhor conversar intimamente com Deus, nossa energia maior. O único que nos compreende verdadeiramente e fielmente. 

Nenhum comentário: