terça-feira, 29 de outubro de 2013

Em constante construção...

Por Fernanda Santiago Valente

Já reparou que a maioria de nós tem a mania de ajudar e aconselhar alguém? Mas será que quando aconselhamos estamos preparados para isso? Aconselhar alguém jamais deverá partir das minhas experiências frustrantes, pois o que não funcionou pra mim pode servir para outro. Ninguém é igual e é exatamente isso o que nos torna humanos.
Precisamos ser saudáveis e isso significa obter grande êxito nas quatro principais áreas das nossas vidas: espiritual, físico, emocional e relacional. É muito difícil, mas busco melhorar a cada dia. Sempre tive a mania de cuidar primeiro dos outros para depois cuidar de mim. Só que para me entender, tive que inverter o quadro: cuidar de mim primeiro, negar muitas coisas, abrir mão de paixões, trabalhos, amizades para então, renascer. No momento, estou me reconstruindo. Mesmo que eu tenha escolhido zerar a minha vida, não quero me transformar numa pessoa egoísta e isolada. Penso que cada pessoa tem um jeito diferente de se reconstruir. Eu decidi conversar com Deus. Fui direto ao primeiro mandamento:  Só para depois, procurar vivenciar o segundo:
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Mateus 22:37-39

Amo o meu Deus e tenho o meu jeito particular de me comunicar com ELE. Mas para viver o segundo mandamento tive que colocar a mão na minha consciência e fazer a pergunta: Eu me amo? Cheguei a conclusão que me amo, pois aceitei o novo e não precisei prejudicar ninguém para isso.  Amar o nosso próximo é uma tarefa difícil nos dias atuais, principalmente porque optamos nos isolar, mas se estamos de bem conosco, conseguimos nos aproximar do outro.
No post anterior eu escrevi sobre a nossa vida espiritual, que esta é a área mais importante da nossa vida. É ela que nos coloca em conexão com outras áreas muito importantes.
Vivemos numa época em que as pessoas se preocupam muito com a aparência física. Isso é muito importante, não podemos ser negligentes com o nosso corpo, mas não podemos fazer disso um manual: tomar remédios para emagrecer, fazer exercícios em excesso, entrar numa dieta maluca, apenas adorando o corpo, para exibir. Cuidar do corpo da forma correta é adorar o que tem dentro dele:
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
1 Coríntios 6:19
O nosso corpo é templo do Espírito Santo, é por isso que deve ser cuidado. Ter saúde física e excelente aparência é cuidar do templo, com hábitos saudáveis, sem vícios. Tudo em exagero estraga o corpo.
Outra área das nossas vidas que deixamos ser atacada é a sentimental. Devemos sim expressar os nossos sentimentos, mas não podemos deixar que eles nos controlem, nos dominem. Nossas emoções também são falhas:
Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.
2 Timóteo 1:7
Já reparou que Deus quer que tenhamos equilíbrio? Lembrando que guardar as emoções não é moderação, pois quando acumuladas, provocam estresse, nervosismo e podemos até estourar, sendo mais literal: chutar o balde e depois se arrepender.
Sinceramente, o que não quero ter na minha vida é arrependimento. Sei quais são os sentimentos que me atrapalham e são eles que Deus está me ensinando a controlar: alegria em excesso, ciúmes, mágoas e decepções...
De mim, notei que a alegria exagerada causa inveja nos outros, até mesmo num amigo querido e familiar. Tenho controlado o meu jeito de contar algo que me fez feliz. O ciúmes além de fazer mal a mim, faz mal ao outro e há bastante tempo não deixo que ele venha controlar a minha vida, apesar de sentir. Tem que ter moderação, entendeu? Deus nos deu os sentimentos, e eles existem, sendo bons ou maus.
Sobre mágoas e decepções, aprendi que são constantes e inevitáveis. Tem gente que tem facilidade em perdoar, eu não. Demoro, mas perdoo. O tempo tem me mostrado que sou capaz de moderar meus sentimentos e isso tem feito muito bem pra minha alma.
Algumas pessoas mais chegadas estranham um pouco a minha mudança, mas confesso que me sinto melhor hoje. É bom se auto analisar e arrancar aquilo que atrapalha, arrancar péssimos hábitos. Deus transforma, basta eu identificar o que não faz eu progredir. Não precisei que amigos, pastor identificasse essas coisas. Foi um processo natural.
Por que escrevi sobre o meus sentimentos e decidi mudar muitas coisas em mim? Exatamente porque os nossos relacionamentos merecem ser sadios. Sei que ninguém é perfeito e estou muito longe de ser, mas em meio a amizades, trabalho, cônjuge, família, o que exigimos do outro é respeito. Só dessa forma consigo amar o meu próximo.


Nenhum comentário: