quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A nossa vida tem trilha sonora, cheiro, toque, cor e sabor

Por Fernanda Santiago Valente

Todo ser humano tem história. Todos tem pelo menos uma canção que narre a história de vida, ou que apenas marque momentos inesquecíveis ou tristes. A minha vida é repleta de trilha sonora: minha infância, a morte do meu pai, meus 15 anos, meus 18 anos, o começo de um namoro, o fim de um namoro, a história do casamento, o fim do casamento e agora a vida de solteira. Para tudo, tenho uma canção: clássico, pop, sertanejo, axé, pagode, rock, MPB... qualquer uma me fará lembrar de alguma ocasião. Até no meu trabalho, escolho a música que fará a história daquela edição. O som, o ritmo, a letra são os ingredientes para nos emocionar. Sei que em qualquer lugar que eu estiver, uma música tocará, trazendo boas recordações, saudade ou tristeza. Será sempre assim nos filmes, nas novelas, nas vinhetas. Uma trilha sonora para eternizar.
É assim também para o cheiro. Algumas pessoas são movidas pelo olfato. O perfume da vida também marca momentos, traz a saudade e identifica pessoas. Gosto de sentir a chuva logo pela manhã, é bom sentir o ventinho com cheiro de mato molhado entrando pela janela. É bom sentir o cheiro do café da tarde. Não gosto do cheiro de flores do campo, nem de rosas vermelha, faz com que eu me lembre da morte. Embora, essas flores representem vida, pra mim representam cheiro de morte. É! Acho que sou a única romântica que não gosta de receber rosas vermelhas e nem flores do campo. Não gosto do cheiro. Faz com que eu me lembre da morte do meu pai (Fernando) e também da morte do meu melhor amigo (um outro Fernando). Cada pessoa reage de um jeito nesse complexo mundo dos sentidos. O perfume da vida também eterniza. Pessoas tem cheiro próprio. Gosto de ficar perto das vovozinhas, dos bebezinhos, adoro esse tipo de cheirinho. Num namorado, nada melhor do que aquele perfume que dar vontade de comer... eu prefiro os cítricos. São essas sensações que marcam a nossa história, a nossa vida. E por que não falar de toques?
Eu amo abraçar, mas com certeza não é um abraço como o do Marquinho, se deixar, ele não larga mais. Sabe aquelas pessoas que abraçam, te apertam, e não deixam você sair do abraço? O meu amigo Marquinho é assim. Acho lindo ser assim. Se todas as pessoas no mundo dessem um abraço igual ao dele, com certeza haveria mais amor no mundo. As pessoas iriam se sentir mais amadas... mas, não posso generalizar, pois tem gente que não gosta de abraçar. EU GOSTO! Se deixar, saio deitando no colo de todo mundo. E deixo todo mundo deitar no meu colo também. No Brasil, a cada 20 pessoas, apenas uma é sinestésica. Não chego a ser sinestésica, mas atraio amigos e amigas assim (GRAÇAS A DEUS). E na minha opinião, são as melhores pessoas que existem.
Outra coisa que me atrai são as cores. As cores tem o poder de marcar situações e pessoas. O vermelho e o roxo são as cores que me atraem, estão inseridas na minha personalidade. O vermelho é extravagante e o roxo totalmente cultural. Há um equilíbrio! Pessoas sérias, calmas e direcionadas a liderança caem bem num verde ou num azul. As alegres, nada como um amarelo. O laranja combina com as aventureiras. O preto, cinza e branco, sempre serão as clássicas... Num ambiente, as cores também influenciam. Por que será que agora muitos hospitais tem as paredes verde ou azul claro? Simplesmente porque transmite seriedade e tranqüilidade.
A vida também é marcada de sabor. Pra começar, a comida da mamãe, nunca sentirá outro sabor igual. Aquele doce que sua amiga fez. Ou então, o chocolate branco derretido no café, para arrancar a ansiedade... os sabores, também nos lembrarão de algo. Use e abuse dos sentidos, pois a vida é tudo isso. Pense em qual dos seus sentidos é o mais apurado... reflita em suas trilhas, cheiros, toques, cores e sabores!

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Fernanda, bom dia.
Gosto muito dos seus escritos. Mas, permita-me repetir: "Nem as flores brotam com a mesma sorte.As vezes enfeitam a vida...As vezes enfeitam a morte. Contudo, como a morte é um passaporte...

Abraços fraternos.

Luiz Augusto da Silva.
Olímpia - São Paulo

Ingriid Rayssa disse...

oiie...
gostei mt do seu blog..
estou te seguindo.. espero q me siga tbm...
bjss

Anônimo disse...

Fernanda, olha quem arruinou seu casamento,quem revirou a cabeça do seu marido :
Ana Laura (blog da ana laura)

http://analaurasanchez.blogspot.com


agora ele esta com essa depravada, tira fotos nua e posta no seu blog:
A Jaquezinha (a DERIVA)

http://deriva-a.blogspot.com/


ORE BASTANTE PARA AFASTAR TODAS AS COISAS RUINS DA SUA VIDA !VC MERECE COISA MELHOR
BEIJO !!!!!!!!

Anônimo disse...

ESSE FOI UM BLOG QUE ELE FEZ, ELE AINDA ESTAVA COM VC PURA COVARDIA.

BLOG FEITO PARA ANA LAURA COMPROVE !

(NOVENTA DIAS SEM ELA): UMA ESPECIE DE PACTO FEITO COM ELA.


http://noventadiassemela.blogspot.com/