quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Animação em Stop Motion

Por Fernanda Santiago Valente


O que é isso? Com certeza você conhece. Assista ao filme “A fuga das galinhas”, “A noiva Cadáver” que foram os longas de grande sucesso que utilizaram essa técnica. Sou apaixonada por desenhos de bonecos e massinhas e por isso, tive a curiosidade de aprender um pouco desse trabalho num curso que fiz ano passado. O Stop Motion é uma técnica que pode ser mais conhecida como “movimento parado” usando sequencias de fotografias na simulação dos movimentos.

E como isso funciona?

As fotografias são chamadas de quadros e são tiradas de um mesmo ponto. Nisso, o objeto sofre apenas algumas mudanças de lugar, dando a idéia de movimento. É um trabalho que transmite uma ilusão de ótica. É uma técnica totalmente manual e que foi utilizada pelos primórdios do cinema para muitos efeitos especiais.
Para este tipo de trabalho é necessário apenas uma máquina fotográfica, um ótimo editor de vídeo e uma boa idéia para criar os personagens. Antes de montar o roteiro, precisamos primeiro estudar todos os movimentos que serão fotografados. Por ser manual, é um recurso que exige tempo e paciência. Mas no final, o trabalho fica lindo.
O Stop Motion foi utilizado em muitos filmes de sucesso como a saga Star Wars, do diretor George Lucas. Tem um curta metragem de terror para crianças chamado Vicent, do diretor Tim Burton, também muito bom.
Essa técnica pode ser utilizada também para criar vinhetas, comerciais, vídeos institucionais. Para o trabalho em Stop Motion podemos utilizar a figura humana em movimento, como também origamis, brinquedos, bonecos, massinhas e até desenhos. No curso, o meu grupo optou em fazer o trabalho em origamis. Fizemos um avião caindo no mar. Para montar 30 segundos de vídeo, trabalhamos um dia inteiro. Imagina só montar um longa. Deixo abaixo alguns vídeos em STOP MOTION que eu mais gosto e em breve postarei o meu.

Stop motion – figura humana




Stop Motion – figura humana




Stop Motion Massinha – Filme A fuga das galinhas




Stop Motion - A Noiva Cadáver


Um comentário:

Alessandra disse...

Que tudo estas duas últimas postagens suas...amo tecnologia..estes dias ando aperriada querendo descobrir como fazer banners em movimento,pequenos vídeos com mais perfeição..amei a postagem.Sobre libras vc já tinha me falado,parabéns por este dom lindo,realmente sua paixão por comunicação tem muito futuro,sucesso em tudo que fizer Fer...e que use tudo para glória de Deus...beijo super super no coração e abraço apertado..ah e estou ansiosa para saber os efeitos do livro sobre vc...assim que terminar de ler me comuniquescreveeeeee...e me manda uma foto?? outro beijo,até logo!