quarta-feira, 2 de junho de 2010

Relacionamentos interrompidos

Por Fernanda Santiago Valente


A cada dia os nossos relacionamentos tornam-se mais supérfluos. Isso acontece porque vivemos na era individualista. É a necessidade de se satisfazer primeiro, para só depois, se pensar ou achar que vale a pena satisfazer a vontade do outro.
Deus nos deu família, amigos e uma pessoa especial para cuidarmos e amarmos, no caso, o cônjuge. E como lidar com cada uma dessas pessoas, lembrando que Deus é criativo e não desenvolveu nenhum ser igual ao outro? Podemos ter afinidades, objetivos e gostos em comum, mas mesmo assim não conseguimos ser igual ao outro e também não podemos exigir que ele seja igual a nós. Cada pessoa tem uma personalidade, uma marca, um comportamento que devemos aceitar.
É natural que as pessoas só satisfaçam as nossas necessidades quando satisfizermos primeiro a vontade delas. É uma troca de interesses. Isso não é amor. Temos que sair da nossa condição natural e mostrar que podemos nos doar, sem que o outro precise fazer algo em troca.
Isso também vale para o nosso comportamento:
_Paro de ser teimosa, se você parar de ser encrenqueiro
_Paro de ser ciumenta, se você parar de olhar para as outras
_Paro de ser mentirosa, se você parar de me reprimir...
E assim por diante, exigimos troca em tudo:
_Eu escrevo uma poesia pra você, só se escrever uma pra mim
_Eu lavo a louça só se você sair com o lixo
_Compro aquela jóia linda para você se você também me der de presente aquele terno maravilhoso
_Só digo eu te amo, se você disser primeiro
_Só faço carinho, se me fizer também...
E desse jeito a vida anda. Você está muitas vezes triste, necessitando de um abraço e ninguém te abraça (estão esperando um abraço seu)
Você está cheia de tarefas acumuladas em sua mesa de trabalho (e todos acham que é uma tarefa só sua, afinal, é você quem cuida do tal departamento)
Você está querendo falar, expressar seus sentimentos, sua visão ou opinião... (mas quando fala ninguém escuta, o outro sempre fala mais que você)
Com a maioria das pessoas vivendo exatamente nesse ritmo, muitas se isolam e criam o seu mundo independente. “Não preciso de ninguém mesmo, sempre faço tudo sozinha”. Nisso, o coração se fecha, simplesmente para não nos decepcionarmos mais com os outros. Só que nossos relacionamentos sempre nos decepcionarão. Penei para enxergar isso, mas enxerguei. E o que tenho a dizer é que amo do fundo do coração todas as pessoas que em algum momento me decepcionaram, incluindo cônjuge, família e amigos. Aprendi a aceitar as pessoas que me cercam do jeito que elas são. Pois tenho certeza que também as decepcionei em algum momento, isso, porque ficaram esperando algo em troca. Então, por favor, não esperem... deixe a espontaneidade acontecer e não a superficialidade. Faça o que deve ser feito, sem esperar nada em troca.
A verdade é que não queremos desistir do nosso cônjuge, nossos familiares, amigos e colegas de trabalho. Precisamos superar os altos e baixos dos picos relacionais. Olhar adiante dos nossos próprios interesses. Precisamos aprender a desenvolver a disposição e a habilidade de nos entregarmos àqueles a quem amamos. Não podemos ter medo. Precisamos do poder de Deus para amar. Precisamos aceitar as pessoas do jeito que elas são.
Romanos 15.7
Portanto aceitai-vos uns aos outros, como também Cristo nos aceitou para glória de Deus.
A partir desse versículo, precisamos parar de aplicar em nossas atitudes a exigência de mudar aqueles que
nos cercam. Ao invés de pensarmos em mudar as pessoas, precisamos começar a entendê-las. Creio que os melhores relacionamentos são construídos sobre o perdão, pois envolvem pessoas imperfeitas que cometeram erros. E neste momento, oro para que Deus nos ajude a melhorar nossos relacionamentos com tantas pessoas especiais e importantes que colocou em nossas vidas, que não venhamos a olhar os problemas que elas nos causam, mas a entender porque agem assim.

Hoje doe seu sorriso. Doe um abraço. Ajude um colega no trabalho. Ajude alguma senhora que está
segurando um monte de sacolas. Beije seus pais. Beije a pessoa que constrói uma vida com você...
E se alguém lhe pediu algo (uma gentileza) que esteja ao seu alcance, faça. Mas por favor, não espere nada em troca.

6 comentários:

Eder Barbosa de Melo disse...

Olá Fernanda, seu texto é muito pertinente, precisamos aprender a amar e se relacionar sem interesses, mas por cordialidade e afeto. O amor é o vínculo da perfeição. Aproveitando, eu te convido a conferir a entrevista com a Alessandra Barcelos no Recortes, sabia que você foi citada como uma de suas melhores amigas na blogosfera?

Abraços. Até mais.

Alessandra disse...

aham....foi citada sim.Seu texto é realmente especial,doar-se mais eesperar menos,este é o segredo de com o tempo,receber e atrair mais amor,porque este foi semeado.beijo.

Hana disse...

Oi minha linda, seu post esta super hiper maravilhoso, é isso, adorei sua visita e corri retribuir assim que pude, e aqui como sempre este lar maravilhoso da harmonia e do amor!
com carinho
Hana

Pra Casa Não Cair disse...

Muito boa a reflexão, Fernanda. Lembrei-me das palavras escritas na tumba de um bispo anglicano (1100 A.C.) nas criptas da abadia de Westminter:

"Quando era jovem e livre e minha imaginação não tinha limites, eu sonhava em mudar o mundo. Quando fiquei mais velho e mais sábio, descobri que o mundo não mudaria e assim reduzi um pouco os limites de meu ideal e decidi mudar apenas meu país. Porém este, também, parecia imutável.

À medida que chegava ao crepúsculo, numa última e desesperada tentativa, procurei mudar apenas minha família, aqueles mais próximos a mim, mas, ai de mim! Eles não mudaram.

E agora, deitado em meu leito de morte, subitamente percebo: se eu tivesse apenas mudado a mim mesmo primeiro, então, pelo exemplo, eu teria mudado minha família e com sua inspiração e estímulo, eu poderia ter melhorado meu país e, quem sabe, até ter mudado o mundo".

DEUS abençoe você!
Pr. Sebastião Cezar

Anne ." disse...

Liiiiiiiindo Post fernandinha!
Deus é CRIATIVO! isso soou lindo aos meus ouvidos!

Deus te abençoe sempre! te dando essa criatividade do céu!
bjos!

Anônimo disse...

0lá,Fernanda, boa noite!

O amor deveria ser incondicional:

O beija-flor e a rosa

Uma rosa muito linda
Num jardim a enfeitar
Romântico beija-flor
Surge a lhe cortejar:

Do nectar suga a doçura
Da rosa prosa...dengosa.
O pássaro fica encantado
Que cena maravilhosa.

A rosa conquistada
Com a nobre cortesia
Espera com alegria
Que ele volte; um dia.

Inicia-se um romance
Romance sem interesse
Que todo namoro fosse
Fosse assim como esse.

Um novo dia surgiu
Depois que ele partiu
Retornou apaixonado
E com a rosa se uniu.

"O amor é lindo!".

Abraços, do autor e amigo,

Luiz Augusto da Silva
Olímpia - São Paulo