sexta-feira, 18 de junho de 2010

Enterramos o maior dos conhecimentos

Por Fernanda Santiago Valente

Sempre gostei de ler, isso desde criança. Tenho lembranças maravilhosas de várias histórias. Livros infantis, juvenis e adultos fizeram a minha cabeça. Os meus autores favoritos os descrevo e sempre os releio: Clarice Lispector, Honoré de Balzac, Willian Shakespeare, Monteiro Lobato, Rubem Alves, Vinícios de Morais, Plínio Marcos, Fernando Veríssimo, Gabriel Garcia Marquez, Machado de Assis, Fernando Pessoa, Paulo Leminsk, Carlos Drummond de Andrade, Martha Medeiros, Brecht, Edgar Allan Poe, Nelson Rodrigues, entre outros...
Todos esses autores fizeram parte dos meus momentos literários. Alguns me fizeram rir, outros, refletir, alguns chorar... as histórias me fazem viajar. Imagino cenas, lugares, pessoas. Lendo, estudo comportamentos, estudo sentimentos e aprendo. Ler me dar prazer. Abre a minha mente e me leva a conhecer novos horizontes. Ler é a melhor das viagens que o ser humano pode fazer...
Mas não são desses autores e nem de seus livros que quero falar hoje, mas sim, da Bíblia, uma inspiração divina, escrita por vários HOMENS que tiveram a presença de DEUS, o ESPÍRITO SANTO de DEUS em suas vidas. Sempre tive Bíblia, mas confesso que este livro eu não abria. Quando eu era criança, só via a Bíblia da minha avó aberta no Salmo 91, no canto da estante. Via a Bíblia exposta dessa maneira em várias casas. Eu pensava que só os padres é que podiam ler a Bíblia.
Na minha adolescência ganhei uma Bíblia de presente da minha mãe. Não sei nem porque ela me deu aquela Bíblia, mas eu a abria. Lembro que eu a levava na mochila pra tudo que é canto, mas não tinha entendimento nenhum, eu a carregava apenas como uma espécie de amuleto, era como se ela tivesse a força de me proteger.
Eu não tinha paciência de ler um texto sequer da Bíblia, achava chato, não entendia nada e acabava desistindo. Aos meus 17 anos, tive uma experiência que guardo até hoje. Abri a minha Bíblia em 1 Coríntios 13 e li sobre o amor de Deus. Achei o texto mais lindo que li em minha vida. O meu coração se enchia de alegria e naquela época, eu comparava o texto bíblico com a música Monte Castelo, da Legião Urbana. Como eu gostava de ouvir isso. “Ainda que eu falasse a língua dos anjos, e falasse a língua dos homens, sem amor, eu nada seria”... mal sabia eu que trava-se de um versículo bíblico.
Mais que inspiração, a Bíblia é um manual de vida. É nela que encontramos palavras para qualquer tipo de problema que estejamos enfrentando. É incrível como cada ensinamento nos aproxima de Deus. E hoje, entendo, porque é tão desprezada.
A Bíblia é um livro mágico. Hoje, apenas um versículo falará comigo de um jeito, amanhã falará de outro jeito, mas nunca será mudada a palavra. Nunca.
Penso que eu e você poderíamos nos encontrar verdadeiramente com Deus se começássemos a ler a Bíblia como se Deus estivesse conversando, pois é assim que ELE faz comigo. Quando leio a Bíblia, sinto Deus conversando comigo, sinto a presença do Espírito Santo... pois toda vez que escrevo algo baseado em versículos bíblicos foi primeiro comigo que Deus conversou, para me ajudar, para me entender, para eu tomar uma direção. Às vezes, Deus também me corrige e são nesses momentos que me sinto mais dependente DELE.
Quando enfrentamos momentos ruins em nossas vidas, a idéia é parar tudo, tomar o caminho errado. E muitos perguntam: Mas qual é o caminho certo??? O caminho certo é nos achegarmos a DEUS. Viver de uma forma entregue a ELE. O que eu faço o agrada? A decisão que tomei hoje o agrada?
Sei que erro, sei que me arrependi de muitas coisas que fiz e que também não fiz, sei que DEUS me perdoou, pois o meu coração está em prantos...
Nesses dias tão cruéis, penso que o AMOR se perdeu. A individualidade matou DEUS, matou a PALAVRA de DEUS. Homens que se dizem cristãos também estão matando a PALAVRA de DEUS. O diabo conhece melhor que EU e VOCÊ a PALAVRA de DEUS. É por isso, que não nos achegamos a ela. Como dizia Willian Shakespeare “O diabo pode citar as escrituras quando isso lhe convém”. O diabo sempre tem o poder de roubar os pensamentos das pessoas para dizer: faça do seu jeito, faça do seu jeito... Deus perdoa.
Sim, Deus é amoroso e perdoa, mas Deus também é fogo consumidor, pois ai daquele que conhece a Palavra e a enterra. Vamos nos encher de AMOR, de VALORES, de ALEGRIA, BONDADE, FIDELIDADE, LONGAMINIDADE, PACIÊNCIA, PAZ, BENIGNIDADE, ESPERANÇA, DOMÍNIO PRÓPRIO
Que possamos ser influenciados por DEUS... que possamos fazer a diferença nesse mundo e pregar o VERDADEIRO AMOR. Desenterre a sua Bíblia!

Ah, hoje morreu um grande escritor da literatura, sem dúvida nenhuma. Tenho certeza que Saramago não é mais cego.

5 comentários:

Fabio L. Volpini disse...

A paz do Senhor, desejo à vocês, um ótimo final e início de semana na presença do Senhor Deus, que seja derramado sobre sua vida e família as mais ricas bençãos do Senhor todo poderoso, o Grande Eu Sou.

Fiquem na paz.

Unknown disse...

Sabe Fernanda eu confesso que leio a biblia só quando a situação está bem dificil quando preciso me inspirar de alguma forma, quando preciso de tomar um decisão importante. Gosto muito de Salmos, como é lindo ler o que o salmista escreveu e perceber a intimidade que ele tinha com Deus. Também gosto muito das cartas do apostolo Paulo. Sei que hoje leio menos do lia ontem que Deus nos encha com sua graça.

Boa semana!

Alessandra disse...

post tremendo Fer,fortíssimo e sincero..a Palavra do Senhor é meu leme desde a minha conversão,ela me moldou,e ainda esta moldando,amo minha Bíblia,beijo minha Bíblia e antes de qualquer decisão a consulto.
Obrigada pelo carinho de sempre amiga,beijos no coração.

Brasil Desnudo disse...

Mesmo que alguns o achem um cego, contudo ele através de suas escritas, palavras... Deu o exemplo de que.. Não precisamos de ver ou olhar ao noso redor, mas sim, transmitir através das palavras tudo aquilo que verdadeiramente sentimos e somos...
E ele, Saramago o fez com pelna consiencia.

MARCIO RJ

Luciano disse...

Fernanda (corajosa), ops, Valente!
A Paz!
Temo que descobriste algo que estava encoberto para a maioria dos homens, já tentaram enterrar a Palavra, mas esta somente deixará de ter função quando estivermos face à face com o Rei dos Reis. Que possamos aprender a conversar, como é seu caso, com Deus o criador da Palavra (Bíblia) e de tudo que existe.

Graça e Paz!