terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Como perdoar alguém que traiu a minha confiança?

Por Fernanda Santiago Valente


Mateus 18. 21-35


Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor até quantas vezes pecará o meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
Jesus lhe disse: Não te digo até sete, mas, até setenta vezes sete. Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com seus servos. E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez talentos, E não tendo ele com o que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse. Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Então o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.
Saindo, porém, aquele servo, encontrou com um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo Paga-me o que me deves. Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe dizendo: Sê gerenoso comigo, e tudo te pagarei. Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao senhor tudo o que se passara. Então, o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: servo malvado, perdoei-te de toda aquela dívida, porque me suplicaste. Não devias tu, igualmente, ter compaixão do seu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti? E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia.
Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoares, cada um a seus irmãos, as suas ofensas.

Transmita o amor de Deus
Como?
Se vivermos a vida para agradar somente a Deus, tudo será a nosso favor. Deus nos perdoa sempre. Da mesma forma que Deus nos perdoa, ele pede que façamos o mesmo com nossos irmãos e também inimigos.
O perdão libera todas as bênçãos impossíveis.
O perdão libera dívidas
O perdão libera mágoas
As mágoas nos impedem de alcançar as bênçãos de Deus, nos impedem de enxergar adiante. Por isso, não devemos fazer nada com a nossa força. Apenas com a força de Deus.
Se você perdoou. Espere. Pois o melhor acontecerá para você.
Se mesmo perdoando, a pessoa insistir em lhe fazer o mal, perdoe. Pois Deus perdoa não sete vezes, mas setenta vezes sete. Difícil?
_Sim!
Mas Deus manda perdoar. Só assim seremos merecedores do perdão de Deus, pois somos falhos, erramos a todo momento e Deus tem muita misericórdia das nossas vidas. Então, por que não temos misericórdia da vida dos nossos irmãos?
Oremos por eles. Amém.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fernanda,"comparando" este artigo com a postagem que fiz hoje(Dia Especial),por coincidência ou não motiva a prática do perdão.

Nem sempre perdoar é acatar...
Não podemos é deixar a mágoa o coração dilacerar.

Cria-se mais uma vez a reflexão.

Abraços fratermos, do irmão,

Luiz Augusto da Silva.
Olímpia - São Paulo.