segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Um presente de Natal

Por Fernanda Santiago Valente


Que tal presentear um amigo ou parente com um livro que narra o propósito do Natal e o significado de Jesus para as nossas vidas? Celebrando uma vida com propósitos, de Rick Warren, fala de celebração, salvação e reconciliação. Como você celebra o Natal? Por acaso lembra que este dia é o aniversário de Jesus? Ou então, entra em depressão porque mais um ano termina? Perdeu pessoas queridas e não quer celebrar? Se você ou alguma pessoa próxima não sabe como comemorar o Natal, lembre-se que apesar de tudo, Deus ama você, está com você e é a seu favor.


Leia o livro e celebre que Deus ama você, morreu por você. E o maior presente que lhe deu, foi o seu filho Jesus, que morreu na cruz para que nos arrependêssemos dos nossos pecados, e com ELE, para ganharmos uma vida eterna.

No entanto, o Natal é uma festa de aniversário para Jesus. É uma época de salvação e liberdade. É um tempo perfeito para recebermos a maravilhosa graça de Deus. E o autor explica muito bem o que é essa graça...

“O que é graça? Graça é o amor de Deus em ação. Graça é quando Deus lhe dá livremente aquilo que você precisa, muito embora não mereça e não seja capaz de pagar. Graça é quando Deus resolve os seus maiores problemas antes mesmo que você perceba que aquilo é um problema. Graça é a face de Deus quando olha para suas falhas, seus fracassos e seus temores. Graça é a riqueza de Deus à custa de Cristo”

Além da graça de Deus, você aprenderá a ter paz com Deus, a paz de Deus e a paz com os outros. Paz com os outros? Isso mesmo! Algo difícil, mas totalmente divino quando aprendemos a ser pacificadores, e não, encrenqueiros. Muitas vezes nos aborrecemos com alguém próximo e simplesmente ao invés de perdoar, deixamos essa pessoa de lado, e ainda, num ato nada altruísta, colocamos outras pessoas contra esta que errou. Por quê? Porque somos orgulhosos, mesquinhos... Como ter a paz de Deus agindo assim? Como ter a paz com os outros? Aprender a ser uma pessoa pacificadora é uma das metas deste livro.

Por isso, neste Natal, Rick nos ensina que Jesus é amor e nos leva a comemorar o aniversário de Jesus, fazendo um bolo, cantando parabéns... E por fim, pede que você esteja com todos que ama e na ceia, disposto a fazer uma oração para sua família e para sua vida, cantando algumas músicas de Natal ou louvores, abrindo a sua bíblia e lendo:

Lucas 2.1-20

1 E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse 2 (Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria). 3 E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. 4 E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi), 5 A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. 6 E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. 7 E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. 8 ¶ Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. 9 E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. 10 E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: 11 Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. 12 E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. 13 E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: 14 Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens. 15 E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber. 16 E foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura. 17 E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita; 18 E todos os que a ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam. 19 Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração. 20 E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito.
Mateus 2.1-12

1 ¶ E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, 2 Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. 3 E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele. 4 E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo. 5 E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta: 6 E tu, Belém, terra de Judá, De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; Porque de ti sairá o Guia Que há de apascentar o meu povo de Israel. 7 Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera. 8 E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore. 9 ¶ E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. 10 E, vendo eles a estrela, regozijaram-se muito com grande alegria. 11 E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra. 12 E, sendo por divina revelação avisados em sonhos para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho

A dica do autor é que depois da leitura bíblica, você agradeça a Deus por tudo o que ele fez na sua vida esse ano. Que presente você dará a Jesus neste aniversário?

E não esqueça. É a melhor época para evangelizar e de falar do amor de Jesus.

Celebrando uma Vida com propósitos é a história fascinante da data mais importante do ano.
Rick Warren é o mesmo autor do livro Uma vida com propósitos

Nenhum comentário: