domingo, 25 de janeiro de 2009

O Código da Inteligência fica em segunda posição entre os livros de autoajuda mais vendidos

O livro foi lançado recentemente, finalzinho de novembro. Augusto Cury, o autor, tem dois livros na lista dos 10 mais vendidos do jornal “A Folha de São Paulo”: “O Código da Inteligência”, em segundo lugar e “Nunca desista de seus sonhos”, em oitavo. Isso com base dos mais vendidos essa semana.
Já li a coleção “Análises da Inteligência de Cristo”, com o total de cinco livros, onde o autor faz um estudo sobre o perfil psicológico de Jesus e também dos seus discípulos. Amei ler estes livros que me ensinaram muito sobre Jesus. A partir desses, fui à procura de outros livros da sua autoria como “O vendedor de Sonhos” e “Você é insubstituível”. Também os li. São leituras que motivam os nossos dias.
No livro “O Código da Inteligência” não é diferente, o autor vai direto ao ponto, indicando as emoções que bloqueiam as nossas mentes e nos faz analisar nossas falhas. O autor decifra oito códigos para a formação da mente brilhante, que não decifrarei aqui porque senão você não lerá o livro. Porém, citarei os quatro códigos que bloqueiam as nossas mentes e que nos lançam armadilhas, fazendo com que vivamos enfrentando o conformismo, o coitadismo, o medo de reconhecer erros e o medo de correr riscos.
Quantas não são as pessoas que vivem dessa maneira? Às vezes nos conformamos com o baixo salário e nos damos por isso mesmo, com o medo de perder o emprego. Somos os coitados em diversas situações e não queremos sair dessa posição, pois nos acostumamos a ser vítimas. Não admitimos os nossos erros porque somos orgulhosos e queremos viver de aparência. E não corremos riscos porque temos medo de perder. Alguma vez você já passou por isso? Tenho certeza que sim.
Para a minha vida pessoal, algumas dessas referências estavam me bloqueando sem que eu percebesse, mas devido a leitura pude compreender os meus erros e assumir uma nova posição: enfrentar e ter coragem de mostrar as minhas idéias.
Para ajudar um pouco mais, no final do livro, ainda podemos encontrar dicas para melhorarmos no nosso campo profissional. Mude seus hábitos e adquira uma nova inteligência emocional.

Sobre o autor: Dr. Augusto Cury é psiquiatra, psicoterapeuta e durante mais de vinte anos desenvolveu uma nova teoria psicológica sobre o funcionamento da mente, o processo de construção de pensamentos e o processo de formação de pensadores. Sua teoria chama-se Inteligência Multifocal ou Psicologia Multifocal.
É autor de 24 livros, difundidos em mais de cinqüenta países. Psicólogos, sociólogos, pedagogos e médicos utilizam as suas obras, e algumas universidades oferecem cursos de pós-graduação derivados da sua teoria.
Dr. Cury é patrono da Universidade da Criança em Portugal, doutor honoris causa da universidade Unifil (Londrina) e membro de honra do Instituto Inteligência (Porto, Portugal).

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

O que a igreja de Deus precisa fazer para viver em união?


Resenha do livro “Marcados pelo Espírito”, de Farley P. Labatut

Ao ler o livro, dar a entender que o maior problema da maioria das igrejas nos dias de hoje é a aceitação. Farley explica no livro “Marcados pelo Espírito” tudo o que os homens que se "dizem de Deus" enfrentam: o orgulho, a soberba, a inveja. Com isso, a igreja de Deus para de crescer porque não há união. Esquecendo-se dos verdadeiros propósito de Deus, as igrejas se enchem de pessoas “semelhantes ao próprio EU para a glória delas mesmas”.
É um livro polêmico e provocativo, mas que esclarece muitas dúvidas. Um exemplo? Por que não somos marcados pelo Espírito?
Estamos em busca de poder, mas utilizamos o poder que Deus nos dá para nos mostrarmos superiores aos outros. Utilizamos nossos dons para o nosso próprio benefício. Estamos cheios de cargos na igreja, mas não temos compromisso. A maioria das vezes ministramos besteiras, pois não conhecemos a palavra de Deus como deveríamos. E por que pecamos? Pecamos porque não conhecemos a palavra de Deus.
“Marcados pelo Espírito”, vai além, mostra os bastidores da igreja. Quem são os cristãos “rebeldes”, por acaso são aqueles que pensam e questionam? É pecado pensar? O autor mostra ainda o quanto Deus é criativo, pois em cada lugar se manifesta de um jeito. E a igreja peca... simplesmente porque acha que a sua maneira de adorar a Deus é a correta. Com isso, acontece a concorrência de ministérios. Todos começam a disputar o quanto são “cheios” de Deus. E nisso, a “unidade”, que é a verdadeira vontade de Deus se destorce no meio dessa multidão que não compreende a palavra: “É necessário que ELE (Jesus) cresça e que eu diminua”(João 3. 30)
Então, quer ser cheio do Espírito?
Compreenda neste livro a busca pela santidade, pelo discernimento, pela sabedoria e o avivamento. Marcados pelos Espírito tem o prefácio de Luciano Subirá, que recomenda a leitura para todos aqueles que querem ter uma visão profética sobre o “Reino de Deus”.

Sobre o autor: Farley Pierre Labatut é publicitário e trabalha em um dos jornais de maior circulação em Curitiba/PR. É casado com a psicóloga Danielle Marie Beling Labatur.
São líderes do ministério Desperta Nação Escolhida. Desenvolve com jovens, princípios de unidade, intercessão, unção profética, adoração e avivamento; com a visão de servir à igreja.
O Ministério Desperta Nação Escolhida realiza seminários, vigílias e reuniões em unidade com pastores e líderes das mais diversas denominações.

Como encontrar o livro?

A.D Santos Editora

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Pessoas de mal com a vida

Diálogo

_Oi, tudo bem?
_Não, ta mais ou menos.
_Como assim mais ou menos?
_Ah, minha vida não tem graça. Sempre a mesma coisa.
_Que isso, não vale a pena ficar assim. Mude esse ânimo!
_É, mas está tudo tão ruim. Não sinto vontade de fazer nada.
_Páre com isso menina. A vida é bela.

(todos os dias ela telefona, nunca está bem e sempre reclama da vida).

Pessoas assim reclamam de barriga cheia, não sabem o que é tristeza de verdade. Pessoas com este ânimo afastam os amigos e fazem muito mal àqueles que convivem com elas.

Quando você achar que a sua vida é uma MERDA. Olhe para a vida daquele que não tem casa, nem comida, nem família, nem trabalho...
Se você está desocupado. Tente melhorar a sua vida visitando um asilo, orfanato ou fazendo caridade. Tenho certeza que a sua vida terá muito sentido.

Deus te abençoe!

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Por que existem tantas organizações que não funcionam?

Seriamente, não entendo. Eu e meu esposo achamos um cachorro perdido na rua. Então pensamos: Vamos levar o cachorro, dar comida e levar para uma dessas organizações de proteção aos animais. Correto. Foi o que tentamos fazer...
O cachorro está em nossa casa desde o Natal, pois as organizações não estavam funcionando durante o fim de ano. Estão, o negócio foi esperar janeiro chegar...
Neste tempo, uma vizinha se ofereceu a ficar com o cachorro, pois encontraria alguém para adotá-lo, mas pediu que eu ficasse com ele até passar as festas. Pegou o número do meu telefone e disse que ligaria para buscar o cachorro...
As festas já se passaram... e o cachorro aqui na minha casa.
A vizinha decidiu desaparecer, pois não veio buscar o cachorro. Fui em uma organização levar o bichinho. Não aceitaram. Falaram que no momento não estão recebendo animais. Aí me deram o número de telefone de uma moça chamada Márcia para eu me cadastrar e levar o cachorro para uma feirinha de doação. Então, liguei. A Márcia foi muito simpática, mas não pude inscrever o cachorro para a feirinha. Pediu que eu voltasse na mesma organização que eu tinha ido para castrar o cachorro.
Ainda ficou explicando várias coisas: disse que 60% das pessoas não castram o macho porque tem preconceito... e falou, falou, falou, mas não ficou com o cachorro.
Meu esposo ligou para vários lugares de proteção aos animais. Ninguém para ficar com o cachorro.
Então, essas organizações servem pra quê? Só existe a placa? E se nós deixássemos o cachorro na rua? Teria que ficar lá mesmo?
Ahhhhhhhh. Tentei ajudar o cachorrinho, mas sobrou pra gente. Alguém quer um cachorro?

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Experimente tomar um cafezinho com Max Lucado


“Os mais brilhantes pensamentos de Max Lucado”, é um livro que te convida para uma conversa muito agradável com o autor. São conversas simples do dia-a-dia, onde Max Lucado revela na Bíblia e em suas experiências cotidianas a melhor forma de dar a volta por cima na vida, aproveitando ao máximo tudo aquilo que Deus colocou em nossas mãos.
O livro de capa dura, todo colorido e cheio de ilustrações, parece mais uma revista. São 192 páginas divididas em 11 capítulos. É um livro recomendado para ler na varanda da sala, no banquinho da praia ou numa pracinha bem calma, ou até mesmo, naqueles momentos em que estamos só no quarto...
Depois de alguns instantes você perceberá que quem conversa com você é Deus. Cada capítulo nos envolve num encontro entre nós e Deus. Pelo menos foi assim que me senti ao ler o livro; que é repleto de palavras de amor.
O livro fala sobre a importância de Deus em nossas vidas; que nos leva a cantar uma música pra ELE todos os dias. Explica também como é o Amor de Deus para com as nossas vidas. Responde questões sobre paciência e tolerância, temperamentos aos quais nos dias de hoje são dificílimos de adquirir. Discute ainda sobre ansiedade e estresse. Como conviver com isso? Nos mostra o que é ter esperança nos momentos em que tudo parece impossível. Revela também porque existem os momentos de lágrimas e dor em nossas vidas e porque isso é essencial. Ensina como devemos tratar as pessoas ao nosso redor. Mostra qual é o plano eterno de Deus e enfim, nos convida a exercitar a fé.
Este livro é um presente para ser dado para qualquer um dos nossos parentes e amigos, pois com certeza os ajudará em algumas dessas áreas. É um convite para adquirirmos uma verdadeira intimidade com Deus. Confira alguns trechos:

“Enfrente os problemas de hoje com a força de hoje. Não lide agora com os problemas de amanhã; espere até amanhã. Você ainda não tem a força de amanhã. Você tem simplesmente o suficiente para hoje”.

“Deus irá encher seu mundo de flores. Ele entrega em sua porta diariamente um buquê em mãos. Abra-o! Aceite-o!”

“O caminho para a cruz nos revela exatamente onde Deus irá nos chamar de volta”

“Quando ninguém estiver olhando, viva como se alguém estivesse”

sábado, 3 de janeiro de 2009

Bullying e Cyberbullying um problema que atinge muitos adolescentes

Quando eu estava na sétima série sofri desse mal. Fui vítima do bullying. Até hoje não sei a razão porque aquela turma me humilhou tanto. Era uma escola particular. Todos evitavam falar comigo. Jogavam papel na minha cabeça. Tiravam sarro do meu cabelo, sendo que meu cabelo sempre foi comprido e não sei o que eles viam de feio. Eu não podia abrir a boca para falar porque tiravam sarro da minha voz. Me atormentavam o tempo todo. Meninos e meninas ficavam durante toda a aula me maltratando verbalmente. O que me assustava era que os professores não faziam nada.
Nessa época, eu não sentia vontade de ir à escola. Passei a bolar aulas para não conviver mais com aquela turma. Cheguei a fazer provas e trabalhos em casa, pois fiquei psicologicamente doente. Passei de ano e implorei para que a minha mãe me mudasse de escola.
Na oitava série passei a estudar numa escola pública. Fui morrendo de medo. Eu não ia de cabelo solto para não sofrer do mesmo problema. Tinha medo de que essa turma também ficasse me atacando papel. Isso, graças a Deus não aconteceu. Ao contrário da outra escola, fiz amizades com toda a classe. Uma de minhas amigas, a Érica (que é até hoje), elogiava o meu cabelo. Dizia que era lindo. Mas eu não acreditava.
Com medo de que essa turma começasse a me zoar, cortei o cabelo. E foi a pior coisa que fiz: quando cheguei na escola no dia seguinte todos perguntaram por que eu havia cortado o cabelo, pois era muito lindo...
Graças a Deus meu cabelo cresceu novamente e nessa escola nunca sofri de bullying. Eu só não tomei atitudes piores porque também tinha outros grupos sociais: eu estudava teatro, ballet, dança moderna, dança de rua e sapateado. Nesses grupos eu tinha amizades e não sofria nenhum tipo de agressão. O problema foi mesmo na escola.
Hoje, o bullying continua e está crescendo cada vez mais. Alunos muito inteligentes (os nerds), os mais gordinhos e até os de classe social mais baixa são os que mais são agredidos pelo bullying. A Internet é o alvo perfeito para a prática da humilhação. É o chamado cyberbullying. Além de serem vítimas de humilhação nas escolas, também são humilhados na Internet, por blogs, fotologs, perfis falsos de Orkut, comunidades, fóruns e e-mails agressivos.
No Orkut algumas comunidades se destacam como: “Humilhar com classe é arte”, “Te esmago sem baixar o nível”, entre outras. As pessoas que fazem parte dessas comunidades criam fóruns ensinando a humilhar e acabar com a reputação das pessoas.
Triste? Muito!
O problema é que muitas vítimas do bullying chegam a cometer suicídio. É muito importante que o corpo docente escolar tome nota do que acontece com alunos. Os pais também devem participar, ver se o filho ou filha não está se isolando. Se a pessoa fica trancada muito tempo no quarto, já é uma alerta. É importante que os adolescentes tenham mais grupos sociais, além o da escola.
Se você sofre disso, lembre-se que ficar calado não resolve. Denuncie! Já existe na internet formas de denunciar esses tipos de crimes. Acesse este site: http://www.safernet.org.br/site/
As escolas também estão preocupadas com essas atitudes dos jovens. Porém, se você já foi vítima ou praticou o bullying responda uma pesquisa, você não precisa divulgar o seu nome: http://escolasegura2008.questionpro.com/
Agora se você quer conhecer mais o assunto, assista ao filme “Cyberbullying: Garota Fora Do Jogo”, dia 5, às 17h10, na GNT.

Sinopse: Vanessa Snyder e suas duas melhores amigas, Nikki e Stancey, estudam na mesma escola e são as três garotas mais populares da série. A relação das amigas é alterada quando Stancey, que sente atração por Tony, descobre que Tony está interessado em Vanessa. Enciumada, Stancey se une a Nikki para tirar Vanessa do páreo. Elas criam uma página ofensiva na internet desmoralizando a rival e trazem vários problemas para Vanessa.

No You Tube também tem muitos vídeos que relatam o assunto. Confira:





E lembre-se: Diga não ao Bullying e Cyberbullying. Ajude a denunciar!

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Novas expectativas para todos

E hoje começa o ano de verdade

_Conquistar tudo aquilo que não conseguimos em 2008.
_ Analisar os erros que cometemos no passado e acertar desta vez.
_Não deixar nada para depois
_Não ter medo
_Correr atrás dos sonhos
_Não desperdiçar tempo com bobagens.
_Cumprir metas
_Abraçar e beijar mais
_Falar a verdade
_Expressar os sentimentos do coração
_Perdoar
_É um novo tempo. Uma nova esperança

Por isso, ame! AME, AME, AME!

Ame Deus sobre todas as coisas, ame as pessoas da mesma forma que você se ama.

(agora se você não se ama, por favor, não desconte nos outros. Peça a Deus que te dê amor)

Pode parecer repetitivo tudo o que desejamos àqueles que amamos, mas o ano novo é o tempo em que podemos recomeçar. E que possamos recomeçar os nossos sonhos hoje, de uma forma inesquecível e extraordinária. Afinal, 2009 já começou. Que seja muito melhor!