sábado, 15 de outubro de 2011

Coisas boas e coisas ruins

Por Fernanda Santiago Valente


Qualidades e defeitos. Sapatos confortáveis e alguns que causam calos. Todo ser humano tem o lado bom e o ruim. Fazemos coisas agradáveis e também desagradáveis. Geramos expectativas e frustramos alguns. Somos tolerantes e na maioria das vezes intolerantes. Levamos anos para construir uma duradoura amizade de cumplicidade, mas somos capazes de destruir tudo isso num simples segundo ou piscar de olhos.
Lembramos sim das coisas boas que um dia nos fizeram, mas algumas coisas são tão ruins que se destacam, sabe aquilo que é melhor apagar e fazer de conta que nunca existiu na sua vida? Pois é. Acho maravilhoso perdoar, mas alguns não sabem pedir perdão. Vejo que o pior defeito de um ser humano não é o ciúme, ira, gula, preguiça, pois isso daí é questão de se controlar. O pior defeito do ser humano é a cobiça, a inveja, a traição, a soberba. Digo isso porque o diabo cobiçava o poder de Deus, invejava a sua maneira de ter construído o mundo, traiu a confiança de Deus seduzindo trinta por cento dos anjos e encheu o peito de soberba e disse: _Farei tudo melhor que você Deus.
Eis aí a guerra de coisas boas e ruins. Uma luta espiritual que sempre existiu, mas que os 70% de forças boas ainda prevalecem. Podemos escolher. Bato palmas para as pessoas que reconhecem a força de Deus, conquistando sonhos com garra sem destruir ninguém que passa pelo seu caminho, sem levar vantagem. O diabo é cínico, bonito, elegante e cheio de classe. Claro que conquistou o coração de Deus, mas em questão de segundos foi capaz de destruir toda a amizade e cumplicidade.
Deus quer que levemos em conta as coisas boas que podemos fazer e construir, não para a nossa vaidade, mas para o bem daquele que está ao nosso lado. Deus mandou o diabo para o abismo, devemos fazer o mesmo com aqueles que nos cobiçam, traem, invejam ou nos desprezam. Lembremos que Deus é a força maior, apesar de tantas coisas ruins que nos acontecem.
Carregamos em nosso ser 70% de qualidades, 30% de defeitos. O que merece destaque? Quais os defeitos que merecem ser jogados no abismo? Somos livres para escolher. O sol nasce para justos e injustos.




2 comentários:

Ericka Rocha disse...

Eu acredito que a nossa natureza é ruim. O que acontece é que temos uma criação boa, pessoas boas ao nosso redor, educação de qualidade, uma série de fatores que faz a gente se tornar melhor... E construir nossa índole. Adorei o seus textos, vc escreve super bem!

Um bjão!

Anônimo disse...

>>>

Olá, prezada amiga poetisa, boa noite!

Se não me falha a memória um dia li uma frase mais ou menos assim: _"escrevemos uma coisa e o leitor entende outra".

Não sei se é o meu caso agora:
_Contudo, "Coisas boas e coisas ruins", lembra-me um poema de minha autoria publicado no livro "0 Arco-íris das poesias:

Lamentações

Muitas vezes com queixumes
Ficamos! Ficamos a lamentar:
_Esquecemo-nos de que na vida
Devemos! Devemos nos superar.

Muitas vezes defendemo-nos:
_Culpamos a Deus ou ao diabo
Sem a análise de que nós mesmo
Deixamos o prioritário de lado.

Com o coração sufocado! Abafado!
Vícios!: uma ilusória solução...
Desguarnecidos! Enfraquecidos...
Provamos o sabor da desilusão...

Devemos a isso nos contrapor...
A autoestima manter com rigor...
Assim obteremos como recompensa:
_Vida com ânimo e paz interior!

Texto modificado em 18/10/2011.

Amiga, caso não haja coesão, por favor, não leve esse comentário em consideração.

Abraços fraternais com luz e paz!

www.facebook.com/luizaugusto.dasilva

>>>