segunda-feira, 20 de julho de 2009

Confiança Cega, de Brennan Manning


Lançado recentemente, “Confiança cega” é um livro surpreendente e muito útil para os dias de hoje, seguindo a seqüência de seu livro anterior “Evangelho para Maltrapilhos” que foi escrito para todos aqueles que se sentem indignos de receber o amor de Deus. Seguindo o contexto, “Confiança Cega” revela o quanto Deus se agrada quando depositamos Nele, a nossa confiança.
Manning nos convida a chamar o nosso Senhor, de ABA, papai. Viver o tempo todo glorificando a Deus pelas pequenas coisas: o que você faz, por exemplo, na hora de comer? Glorifica o alimento? Já parou para meditar nas pequenas coisas? Quem preparou aquele prato? Agradeceu por ele? E no sorriso de uma criança? O por do sol, a chuva... quando agradecemos a Deus por tudo isso, ELE se alegra.
O autor ainda menciona a superficialidade do Evangelho de hoje, a mania de dizer que o “crente” não tem sofrimentos. A leitura nos livra de todo o perfeccionismo de santidade, nos livra da tal religiosidade, tão imposta nos padrões atuais, pois julgamos as pessoas, em qualquer passo que nos parece ser “errado” e esquecemos que Deus ama o pecador, perdoa o pecador e dá infinitas chances de recomeçarmos, pois nos ama incondicionalmente e sabe que jamais seremos perfeitos. ELE só quer o nosso AMOR, que confiemos nele para TUDO, pois não podemos ser autopiedosos.
Ler “Confiança Cega” é descobrir o amor incansável de Deus e dar uma chance a nós mesmos.

Sobre o autor: Batizado Richard Francis Xavier, o escritor Brennan Manning nasceu e cresceu, junto com os dois irmãos, num subúrbio barra pesada de Nova York. Sua família enfrentou dificuldades - experiência que certamente contribuiu para aguçar-lhe a sensibilidade pelos anseios dos humildes e simples no ministério que abraçaria anos depois -, mas isto não o impediu de entrar para a Universidade St. John, da qual sairia para servir no Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (os famosos marines) durante a Guerra da Coréia.

De volta à vida civil, Manning tentou estudar jornalismo na Universidade do Missouri, mas seus questionamentos pessoais e a palavra de um conselheiro o levaram a um seminário católico. Em fevereiro de 1956, ao meditar sobre o caminho de Jesus até a cruz, sentiu-se comovido pelo Evangelho e chamado por Deus. "Naquele momento", relata, "a vida cristã passou a ter um novo significado para mim: uma relação íntima e profunda com Jesus." Quatro anos mais tarde, graduou-se em Filosofia e, posteriormente, em Teologia, pelo Seminário St. Francis.

Um dos aspectos mais interessantes sobre a trajetória ministerial de Brennan Manning é o trânsito entre a academia e as favelas, a universidade e as vilas, povoados e cortiços. Pensador brilhante, especialista em Escrituras e Liturgia, foi entre as populações carentes dos Estados Unidos e da Europa que encontrou o caminho para colocar em prática o tipo de cristianismo com o qual se comprometera desde o início de sua vocação: o da compaixão e serviço abnegado. Viveu em clausura e contemplação; carregou água para populações rurais e foi ajudante de pedreiro na Espanha; lavou pratos na França; deu apoio espiritual a presidiários suíços.

Com a fé reafirmada, Brennan Manning retornou aos Estados Unidos, fixando-se inicialmente no Alabama, onde tentou organizar uma comunidade nos mesmos moldes da Igreja primitiva. Voltou ao campus no fim dos anos 1970 e, depois de enfrentar uma crise pessoal, começou a escrever e ministrar palestras, atividades que mantém até hoje, sempre com o objetivo de comunicar o amor incondicional de Deus em Jesus. "Aprendi de um sábio franciscano que, para quem conhece o amor de Cristo, nada mais no mundo é tão belo e desejável."
Onde encontrar o livro?

Editora Mundo Cristão: www.mundocristao.com.br

Assista um de seus vídeos:

2 comentários:

Danilo Moreira disse...

Qdo li esse post no começo, logo achei q seria um tipo de livro como aqueles que pregam perssoas perfeitas. E qdo vi do q se tratava, adorei, pois sao realmente nas pequenas coisas q Deus nos ama e nao somos ninguém para julgar quem ele deve ou nao deve amar.

Otimo post, vc de fato apresentou o livro e o autor do livro. Uma materia digna de revista.

Abçs!!!!

Haydée Ferreira disse...

Fiquei fascinada pelo "Confiança Cega" ao lê-lo. Ontem escrevendo uma postagem para o meu site, resolvi abri citando uma frase do livro e quando comentei que era do livro, resolvi procurar algo na internet que comentasse o livro, e encontrei seu poderoso Blog. Perfeito! Dai estou linkando no nome do livro seu Blog na minha próxima postagem no meu site, que estará no ar na segunda, eu espero.
Olha, Fernanda! Seu blog é fantástico. Amei o video do Brennan Mannig. Impressionante imaginava ele enquando lia o livro, exatamente como agora o conheci no video. Obrigada por você existir e escrever com tanta propriedade e talento! Obrigada por ser exemplo de quem sabe viver seu ministério, como bem diz Brennan! Vou seguir voc~e aqui, como muita alegria.

Um abraço Fraterno
Haydée Ferreira
www.haydeeferreira.com.br
haydeeferreira.blogspot.com
@haydeeferreira
twitter