quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Relacionamentos

Por Fernanda Santiago Valente

Entre flores e cores, eu trago um segredo:

O que era colorido virou branco e preto
A rosa já não traz poesia
E o jardim perfumado virou um deserto
O coração batia desesperado
Hoje, ele se irrita;
Não recebe nenhum agrado
O sorriso aberto continua guardado
E os raios de sol se esconderam por acaso
As lágrimas trouxeram um rio
Que percorre em vários lagos
O amor ficou perdido,
Procurando o seu barco
Está num caminho, não sabe se é errado.
A correnteza o empurra
Em direção ao amado
Uns dos olhares estão bem iluminados
O outro está triste
Já não são mais conquistados



A vida de todo casal se resume neste meu poema. Sempre vão existir os bons e os péssimos momentos. Ás vezes, a maioria dos relacionamentos pensam no fim. Um pára de conquistar o outro. Isso acontece no namoro, e principalmente no casamento, onde o compromisso e a responsabilidade são maiores. Existem as lutas, as dores, as derrotas e principalmente as dívidas na maioria dos casos. E este é um problema que quase todos os casais enfrentam. Na realidade, sempre existe um que quer fugir do problema.
O melhor a fazer diante qualquer problema é dialogar e entrar num acordo. Muitas vezes, o que está faltando é uma conversa. Também existem mágoas que se alojam no interior e elas nunca são reveladas, apenas servem para maltratar mais ainda os sentimentos, que são inexpressíveis e incompreensíveis.
A alegria do homem ou da mulher acaba. Um dos dois se acomoda e a monotonia toma conta do lar. Os filhos passam a ser primeiro plano, e então, o casal não pensa mais no amor. Um dos dois sempre encontra a pior das soluções: fugir; encontrar um outro amor, começar tudo outra vez...
Só que Deus não quer esse tipo de atitude de um casal. A família é uma obra de Deus e fugir dos problemas é uma atitude de covardia. Todos os relacionamentos são iguais. Muitas vezes achamos que podemos encontrar algo melhor em outra pessoa. Pode até ser bom no começo: muita alegria, prazer, diversão, mas depois de um tempo a monotonia retorna e os mesmos problemas surgem. Aí aparece o arrependimento: nunca deveria ter me separado.
Por isso, ao invés de terminar de destruir, tente consertar. Você irá se surpreender, pois viverá um amor que suporta e supera qualquer obstáculo.

7 comentários:

Unknown disse...

Eu estou a espera do meu amor, rsrs eu espero pra minha vida um relacionamento com Deus em primeiro lugar. Quando temos Deus em primeiro lugar em nossas vidas. O resto vai sendo acrescentado. Com certeza uma conversa sem discursões e brigas haverá um entendimento dos dois. Eu quero ter uma união que cada dia seja como o primeiro. Como no primeiro olhar, e que nada mude. Bom, não custa nada sonhar né.

Paty disse...

Oi Fernanda, vou parar os métodos contraceptivos no mês que vem. Espero que vc consiga relizar em breve o seu sonho!
Adorei o seu post. Construir um relacionamento não é nada fácil. Mas o que considero mais importante é o diálogo, como vc falou, e sempre manter os objetivos comuns. Quando um está olhando p/ um lugar e o outro não está na mesma direção, a separação é inevitável. A fase de namoro é muito legal, é uma aventura, tenho ótimas lembranças. Mas me sinto mais realizada ainda c/ relação que temos agora como casados, a intimidade verdadeira me faz muito bem.
Bjs

Cristiane Carrillo disse...

Olá,Fernandinha!
Vou me casar no mês que vem... to ansiosa,nervosa,com medo...
Esperei 27 para encontrar alguém que um dia pudesse me fazer sonhar e planejar uma vida a dois, e na presença de Deus. Me guardei até hoje...
Espero estar fazendo tudo na direção de Deus! Mas as vz toda essa mudança assusta...
Seu texto traduz o que muita vz penso...
Que Cristo Jesus continue abençoando a sua vida!

Ju Fuzetto disse...

Texto perfeito!!

Lindo seu blog!!!

parabéns!


beijão

Anônimo disse...

Olá Fernanda, gralça e paz seja contigo!
Parabéns pelo seu texto, uma boa reflexão para auxiliar na manutenção do matrimonio.
Casamento no inico tudo é muito bom néh, parace que existe um cabo de aço na sustentação, mas ao lonog dos anos caso esse cabo de aço não passa por manutenção se torna um fio de cabelo, bom não tenho muitas palavras para acrecentar em seu magistral texto, mais uma vez parabéns.
E parabéns também pelo seu espaço, que continue assim servindo de farol para muitos que estão em proucura da verdade, de uma alimento para alma.
Graça e paz seja contigo e familia!
Fraternalmente..Amigo De Cristo

Doutrina Cristã disse...

Ola Fernanda,

Falou e disse. (nossa como é velha essa frase, mas é do meu tempo).

Casamento é isso ai.
É, por isto que quando casamos, as pessoas dizem: "fulano contraiu matrimônio" - é, parece que o amor pegou uma infecção e com o tempo ela mostra os efeitos.
mas é com ov disse, o mais importante é negociar e assim, ja estou contraido a 34anos com a mesmo amavel infec. e como a amo. Já faz parte

abraço Luiz

ps - estou seguindo seu blog - visite-me e siga-me.

-Oto- disse...

Olha vou ser sincero com sua pessoa.Tenho 21 anos e vejo que de fato a vida a dois é um quarto escuro, você sabe onde fica todos os moveis dele, mas não os define com clareza.A minha verdade pratica se encontra em 1 Cor 07:33 que diz:Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher.Se um marido saber usar isso será o homem mais feliz do mundo com sua esposa, por que ela vai perceber que mulher gosta de novidades, de a cada dia se apaixonar pelo seu marido mais uma vez.Tento pensar nisso antes de ter uma pessoa e se casar rsrsrsrsrsrsr